E a Educação?

E a Educação?

Lendo a publicação de Patrik Pedreira sobre as profissões ameaçadas pela tecnologia, pensei na educação.

Em palestras, textos e cursos que ministrei (e escrevi)  recentemente, debatemos sobre a situação do professor com o surgimento diário de novas tecnologias e ferramentas de trabalho.

Como Patrik propõe, aqui também chegamos à conclusão de que a profissão de professor não está fadada a desaparecer mas precisa urgentemente de uma reciclagem, uma adaptação.

Mudam os papéis, as formas de exercer as profissões, mas muitas permanecerão até que seja possível adicionar aos robôs aquilo que pretensamente consideramos como característica exclusiva de humanos: sentimentos.

Digo pretensamente por que é só esperar que um nerd qualquer lá do Vale do Silício um dia encontra a forma de criar algo muito parecido.

O que me preocupa é perceber  que muitos professores rejeitam as mudanças necessárias. Não sei se por desconhecimento ou negação. A capacidade de adaptação é algo de que não podemos abrir mão nesta era de mudanças vertiginosamente rápidas! Também temos que correr paralelamente às nossas e "novas" crianças, nativas digitais, para não invertermos os papéis...

Mais preocupante ainda é perceber que entre aqueles que menos importância parecem dar às necessidades de adaptação estão os professores da rede pública, ao menos em São Paulo. Confesso que essa afirmação não foi validada (que eu saiba) por nenhum estudo, é uma percepção pessoal pelo não comparecimento de professores da rede pública nos eventos que criei (em um deles, nenhum!) ou a ausência de participação com comentários nas redes. Recentemente, vi que isso também se repetiu em um grande evento sobre educação em um espaço importante da cidade, que contou com intensa divulgação e era gratuito.

É lamentável. Precisamos de novas ideias e novas estratégias de ação educacional e se isso não acontecer nas redes públicas, a maior parte da população de estudantes brasileiros ficará muito prejudicada.

Patrik está certíssimo, precisamos nos reinventar, em todas as profissões. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos