E isso com política?
Há uma frase antiga que diz que “os ausentes nunca têm razão”.
Ora, há muitas pessoas que se ausentam da tarefa de se relacionar com o mundo da política e, por princípio, numa democracia, o poder vem de nós – de cada homem e de cada mulher – que ofertamos, delegamos, entregamos o poder que temos como pessoas, como cidadãos, como contribuintes, para que o poder público dirija as ações em nosso nome.
Público não é o que não é de ninguém, mas, sim, o que é de todos! Há uma questão básica, que, de tão elementar, às vezes fica esquecida: o governo nos representa. Nós precisamos fazer com que o poder público atue na direção das nossas necessidades e, de outro lado, precisamos ter informação, conhecimento, lembrando que a cidadania não se esgota na eleição, não termina no voto. Ela se dá no dia a dia, quando eu participo, quando eu debato, quando me envolvo nas questões da comunidade.
Por isso, o poder público é o meu poder. Cada vez que eu deixo de lado a minha participação, estou me omitindo.
Quando se vai falar de política, vez ou outra se encontra alguém que diz: “Ah, isso não é da minha conta”. Cuidado. A política é da sua conta e é da minha. Partido político é uma coisa que a pessoa decide se tem ou não. Política é da nossa conta o tempo todo.
Dizer-se neutro é um ato político. Porque, como a política é a tentativa de organização de interesses que nem sempre coincidem, colocar-se neutro é ficar sempre do lado do mais poderoso.
Trecho retirado do livro "Filosofia e Nós Com Isso", disponível em https://amzn.to/2RfZqh1
Supervisor de Produção | Líder de Produção | Encarregado de Produção | Coordenador de Produção
5 aConcordo plenamente com o professor, pois fazemos política todos os dias, mesmo que sem perceber. Sempre que defendemos uma ideia estamos fazendo política. O nosso maior desafio é ter a consciência disso dia após dia, acompanhando os nossos representantes do primeiro ao último dia de representatividade. Se não cumprirem com o que prometeram é fácil trocar nas urnas, ainda há muita gente competente no nosso país.
Assistente Técnico na SEE-MG
5 aBoa tarde. Tenho percebido que estamos distante ser ouvidos. Minha cidade, na última legislatura trocou todos os Vereadores, diga-se, não fazia nada pela população. Acreditei que a nova, daria uma cara nova a cidade, nada, nada mudou. O transporte é ruim, já reclamei dezenas de vezes; nenhum retorno. Dá mesma, entro em contato com deputados estaduais, federais, mas só percebo inércia da nossa classe política quando o assunto é o bem da população.
--
5 aMuito bom.Não podemos deixar que decidam por nós.
Técnico de planejamento
5 aPor essas e outras cada vez mais me convenço de que os líderes políticos são o reflexo do povo.
Nutricionista
5 a...como se o povo nesse país tivesse "voz", se não tem nem educação básica...