E a maior ronda do ano vai para...

E a maior ronda do ano vai para...

Bem-vindos à Big Ideas, a newsletter que, de segunda à sexta, escolhe as 5 histórias que marcaram o mundo da inovação e das empresas. Nesta edição, falamos do regresso ao trabalho presencial nas grandes empresas, de mais um recorde na IA, e da nova constelação europeia de satélites. Exploramos ainda como o luxo está a abrir portas às criptomoedas e porque é que os bunkers estão a ganhar destaque num mundo cada vez mais incerto. 

Também temos uma newsletter semanal com as nossas análises, conteúdos e entrevistas aos principais players do ecossistema empresarial português. Subscrevam a newsletter Next aqui para receberem todas as edições diretamente no vosso e-mail.


"Beyond The Summit" | Episódio 2

Há uma nova vaga de inovação na Europa.

  • A Geórgia vai transformar o seu regime fiscal para as startups.
  • Na Sérvia, a programação já é uma disciplina obrigatória na primária.
  • O PIB da Lituânia cresceu sete vezes nos últimos anos.
  • E a Polónia tem um dos mercados de gaming mais importantes do mundo.

Estas foram algumas das coisas que aprendemos na última edição do Web Summit ao conversar com delegados de cada um destes países. No leste europeu tem havido um investimento cada vez maior em inovação para aproximar as suas economias da média europeia.

Nos últimos anos, Portugal tornou-se num importante hub de inovação e investimento, mas agora também estes países tão procurar fazer um melhor trabalho a comunicar não só as suas startups, mas também as suas indústrias mais competitivas. É esse o tema do episódio dois da minissérie “Beyond The Summit”, que já está disponível no nosso YouTube.


Depois da Amazon, AT&T aposta no regresso total ao escritório

É mais um adeus ao trabalho híbrido. A AT&T anunciou que todos os funcionários vão voltar ao escritório cinco dias por semana já em janeiro de 2025. A decisão segue a tendência de outras gigantes como a Amazon, que acreditam que a colaboração e a inovação precisam de interação presencial. Mas nem tudo é consensual: enquanto uns apontam para os benefícios, muitos trabalhadores expressam frustração com a perda da flexibilidade conquistada na pandemia. (Artigo Quartz)

Mais um recorde para a IA: Databricks levanta 10 mil milhões de dólares em investimento

A startup norte-americana Databricks arrecadou 10 mil milhões de dólares na maior ronda de investimento nos Estados Unidos em 2024, elevando o seu valor para 62 mil milhões. A empresa, que mistura análise de dados e IA, está a usar este capital para competir com pesos-pesados como OpenAI e Anthropic, expandindo a sua presença internacional e desenvolvendo novos produtos. O talento na área da IA nunca esteve tão valorizado — e Databricks quer liderar a corrida. (Artigo Financial Times)

A Europa quer a sua versão dos satélites “Starlink”

A União Europeia revelou o Iris2, um programa de 10 mil milhões de euros para criar uma constelação de 290 satélites. O objetivo? Garantir comunicações seguras para governos e exércitos e reduzir a dependência de serviços externos. O programa vai mesmo rivalizar com a rede Starlink, visto que poderá ser “sub-arrendado” para fins comerciais, tal como a rede lançada por Elon Musk. (Artigo The Guardian)

Luxo e criptomoedas: uma nova união?

Com a Bitcoin a ultrapassar máximos históricos, marcas de luxo estão a abrir as portas às criptomoedas. Gucci e Balenciaga já aceitaram Bitcoin e Ethereum em anos anteriores, mas agora é a vez da Printemps, um icónico armazém de luxo francês, permitir pagamentos com cripto nas suas lojas. Enquanto uns veem isto como uma boa jogada para atrair jovens milionários, outros alertam para os riscos da volatilidade destas moedas. Será esta a nova era do luxo digital? (Artigo Reuters)

A corrida aos bunkers

Num mundo onde os receios de guerra nuclear e desastres globais crescem, a venda de bunkers está em alta. De pequenos refúgios a mansões subterrâneas, há soluções para todos os bolsos — desde 20 mil a milhões de dólares. Os críticos alertam que isto pode alimentar uma falsa sensação de segurança, mas muitos compradores argumentam que é melhor estar preparado para o pior. (Artigo Fast Company)


Se gostaste desta newsletter, subscreve a newsletter "Next" aqui para teres acesso aos nossos conteúdos, análises e eventos diretamente no teu e-mail.

Esta newsletter foi editada por Gabriel Lagoa, jornalista no The Next Big Idea.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de The Next Big Idea

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos