E o “Novo Normal” deixará seu legado
Como empresária, não há como negar que a pandemia realmente marcou histórias, destruiu sonhos, mutilou negócios...
Além da agência CIM8, que me proporcionou trabalhar para a CRM Services, também sou investidora e empresária do setor fitness, proprietária de um box de CrossFit, um dos setores severamente impactado, seguido por turismo e entretenimento, incluindo companhias aéreas, hotéis, casas de shows, eventos, cinemas, e por aí vai.
Logo que a crise socioeconômica se instaurou em nosso país, foram registradas mais de 9 milhões de pessoas demitidas.
Porém, como bons brasileiros, já era previsto que essa situação não permaneceria assim, e, de forma instantânea, a crise criou novos “heróis” e desbravadores.
Apesar da visão negativa, pesquisas do governo (Boletim do Mapa de Empresas) registraram 686,8 mil novas empresas a mais no 1º quadrimestre do ano, sendo 1.038.030 abertos, contra 351.181 fechados.
Contando exatamente a partir do período de início da quarentena, até dias próximos – de 7 de março à 4 de julho, o Portal do Empreendedor registrou 551.153 novos microempreendedores no país, 16.788 a mais do que no mesmo período de 2019.
Com esse cenário, penso em várias nuances, impressões e justificativas:
- Um ponto evidente é que o grande número de profissionais demitidos fez nascer novos microempresários;
- Com o Home Office em alta, muitos freelancers, consultores autônomos e afins, ganharam um espaço significativamente maior no mercado;
- As empresas estão se reinventando, criando variações e ramificações dos seus negócios;
- E por fim, momentos de dificuldade extrema, geram inovações e provocam o instinto de sobrevivência.
Mesmo com tudo mais desafiador, a capacidade de inovar e gerar resultados é algo nato em nós, e números assim reforçam que somos especialistas em superar crises.
Em meus negócios, procuramos ao máximo mantê-los ativos. Nosso box de CrossFit, apesar de ter tido uma redução de 80% do faturamento, ainda mantém alguns planos ativos e agora oferece aulas online, com distribuição antecipada de treinos para os alunos.
Para incentivar a continuidade da prática de atividades físicas, emprestamos materiais a custo zero para nossos alunos, como dumbbells, kettlebells e cordas e criamos treinos incluindo esses equipamentos. Estamos seguindo, confiantes de que retornaremos mais fortes e com a mente bem aberta à inovações.
E você? Inovou nessa quarentena? Compartilhe comigo!
Fonte dos dados: portal gov.br [gov.br/mapadeempresas]
Profissional de Educação Física
4 aParabéns pela pesquisa Dani, nosso Brasil pode ter seus pontos negativos como qualquer país tem, mas é Nossa Pátria Amada, pátria de guerreiros, eu tenho orgulho de ser brasileira e de ver essa imensidão de pessoas se reinventando, é como aquela florzinha solitária que nasce em meio o asfalto quente, e floresce mostrando sua beleza em meio a dureza da estrada. Muitos ensinamentos essa pandemia nos deixa de legado, e muito mais tem pela frente. Seguimos perseverantes!
Especialista em Liderança, RH e Gestão de Pessoas | Treinamentos Sem Enrolação | Mentorias | Palestras Provocacionais | Campanhas Publicitárias | "O Sniper de DinoChefe 🦖"
4 aExcelente post Daniela Quintana Tenha uma semana extraordinária e um grande #abracode20segundos
Administração de Projetos da empresa Barracão Cultural Produções Artìsticas
4 aEu gostaria de ter inovado.. mas sigo bem desmotivada.. queria voltar a trabalhar online.. não me dou bem trabalhando para mim acho, me saio bem trabalhando para outros, estou precisando de uma empurrão bem grande rss, mas continuo resistindo. Você é guerreira! Parabens!!
Analista de marketing e uso essa rede para falar uns pensamentos!
4 aIsso mostra como o Brasileiro sabe lidar com qualquer situação! Parabéns pelo conteúdo