E o que mais vem por aí?
Decidir o tema deste artigo final da série transformação digital foi um grande desafio: open finance, metaverso, 5G... Quanto mais eu pesquisava, mais confirmava minha impressão de que a gama de assuntos relacionados e suas variáveis parecem não ter fim.
Então, neste artigo, escolhi trazer minhas impressões pessoais de como essas inovações se relacionam e convergem para impulsionar o mercado digital.
A tecnologia 5G chega para substituir o 4G, com a expectativa de reduzir muito o tempo de transferência de informações na rede. Vejamos um exemplo prático: hoje o download de um filme de 1 hora, na rede 4G, chega a levar 6 horas para ser concluído. Com o 5G, a expectativa é de apenas 6 segundos!
Já pensou como toda essa velocidade poderá influenciar nossa jornada de consumo, intensificando o compartilhamento de dados entre consumidores, instituições financeiras e todo tipo de comércio eletrônico?
Recomendados pelo LinkedIn
Outro exemplo: você acessa um site de compras e ainda não tem cadastro. Se você se interessar por algum item e colocá-lo no carrinho, precisará, minimamente, preencher um cadastro, incluir seu endereço, decidir a forma de pagamento... até concluir a compra. Então você pensa: vai demorar muito, deixa pra lá! Com a chegada do 5G, essa jornada de consumo será simplificada, o site de compras vai te oferecer login com a sua instituição financeira, você autorizará o acesso aos seus dados pessoais e até o débito no seu cartão. Pronto: compra concluída! Open finance e 5G parece o casamento ideal, certo?
Mas e o metaverso, o que ele tem a ver com tudo isso? Ele surge com a possibilidade de interações virtuais, para o entretenimento, viagens, compras e até reuniões virtuais. Ele também deve ser impulsionado com a chegada da velocidade 5G, alcançando maior número de usuários, que serão beneficiados com a facilidade de acesso, e a entrada de empresas que buscarão ofertar seus produtos e serviços neste ambiente virtual.
E quando isso tudo estará ao nosso alcance? Logo! A Anatel prevê, para julho deste ano, o começo da operação 5G nas principais capitais brasileiras e anuncia que até 2029 ela deve chegar às cidades com mais de 30 mil habitantes.
Será um grande salto tecnológico que vai acelerar o passo de inovações como open finance, metaverso e outras mais. São inúmeras as possibilidades e ramificações que se abrem. Agora, faço aqui uma provocação: qual será a próxima novidade tecnológica que fará parte das nossas vidas? O que mais pode mudar a forma como fazemos as coisas? Aguardemos ansiosos!
Assessor no Banco do Brasil
2 aAdorei acompanhar a coluna! Obrigado, Dani! Essa provocação no final, nunca estaremos preparados para as próximas evoluções.
Comunicação e Marketing Banco do Brasil
2 aParabéns pela coluna, Dani! Vem muito mais por aí!