E se o cliente for o concorrente??
Numa procura incessante pelo lucro e/ou pela melhor performance na oferta do produto/serviço, ou outra intenção particular à cada empreendedor(a), sempre há a intenção de aumentar o alcance dos negócios. Nessa procura, sempre há interesse em trabalhar numa próxima seara que está à vista. As vezes essa seara à vista, tb está sendo trabalhada pelo cliente. Por exemplo, um construtor que quer tb trabalhar a venda do produto, um vendedor de imóveis que quer construir, um assessor que caminha com o produtor e decide tb produzir o mesmo produto. O que é certo com esta atitude: Vc perderá o cliente, ganhará um concorrente q pode t conhecer pelos bastidores, vc poderá perder aliados q enxerguem com esta atitude, uma prova de deslealdade, se a relação, no mínimo boa, com seu cliente for de longa data.
Presenciei um caso interessante onde um produtor que fornecia matéria prima para uma quantidade substancial de clientes, resolveu tb produzir o q os clientes entregavam. Foi uma surra, além do grande número de concorrentes de repente, o fornecedor não estava preparado para o ambiente competitivo e viu o seu produto estacionar na prateleira pois não estava preparado para este momento. Conclusão, saiu do mercado e voltou a ser o fornecedor que era.
Então lembre-se, se um dia vc quiser atuar no mercado sendo concorrente do seu cliente, sinalize, se ele descobrir por outros, vc pode ser mal interpretado, esteja preparado, pois poderá se surpreender de onde virão questões complexas, tenha perseverança pq a pressão do mercado sobre o seu produto será maior, positiva ou negativamente e por fim, cuida-se pode ser uma viagem sem volta pq se vc for mal sucedido, poderá não contar mais com a cartela de cliente q tinha.