E-social, chegou a hora e é pra valer!

Desde a implantação do projeto SPED pela Receita Federal, temos acompanhado grandes transformações tecnológicas no controle da arrecadação fiscal. Através da NF-e deu-se início ao tão sonhado e ambicioso projeto e não parou por aí, vieram ECD (escrituração Contábil digital), ECF (Escrituração Contábil Fiscal), EFD Contribuições, EFD ICMS IPI, dentre outros e agora chegou a hora do tão temido E-social.

Depois de vários adiamentos no cronograma me parece que agora é pra valer, no dia 16/07/2018 inicia-se o prazo para micro e pequenas empresas começarem o envio das informações ao E-social, mas temos visto um despreparo muito grande por parte das empresas que tentam através de órgãos de classe tentar adiar mais uma vez a obrigação perante o governo.

Como contador tenho visto que muitas empresas não estão levando a sério o projeto. Antes do E-social normas e leis que não eram cumpridas muitas vezes passavam batidas pelo fisco, com o E-social isso vai acabar, vejo que muitas empresas não estão levando a sério a parte de medicina e segurança do trabalho, prazos para cumprimento de obrigações previdenciárias e trabalhistas e isso é um risco enorme, pois o E-social vai funcionar como denúncia espontânea e sem contar que uma vez não apresentado os dados a Receita Federal pode exigir a comprovação dos últimos 5 anos. Muitos profissionais contábeis também não estão preparados, tratam o E-social como uma obrigação acessória comum e isso é um risco, a falta de conhecimento sobre o assunto pode levar muitas empresas a incorrerem no pagamento de multas diariamente o que pode inviabilizar o seu negócio e até mesmo causar a falência dessa empresa.

Fonte: Artigo de minha autoria.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos