E você, líder? Mantém sua calçada limpa?

E você, líder? Mantém sua calçada limpa?

Muito se fala hoje sobre ser líder, o papel do líder, diferenças entre ser lider e ser chefe, etc. Mas na prática, ali no dia a dia, como é executar tudo isso o que falam?

Não vou trazer mais uma pesquisa, estudo, paper ou artigo a respeito, mas vou passar minha própria experiência e o que eu uso para tentar ser líder quando acho que devo exercer este papel.

O que uso para meu desenvolvimento pessoal e profissional é buscar tudo o que um líder precisar ser e identificar os momentos que necessito usar cada um desses aprendizados.

Mas antes, os peço para nos afastarmos um pouco e criarmos uma imagem.

Comece imaginando a visão superior, de um helicóptero, daquela rua que infelizmente foi afetada por uma avalanche de barro ou uma enchente. Estamos no dia seguinte. Nessa visão você não consegue identificar o que é rua, calçada, muro, carro, é tudo barro, mas, destacando-se, tem uma calçada que está limpa, lavada, sem barro.

Esta é a imagem que crio com minhas equipes. Essa, a partir de agora, é nossa calçada e nosso papel é mantê-la limpa.

Primeiro ponto que gosto de destacar:

"Fomos contratados para limpar o barro ou fomos contratados para trabalhar no barro?"

O barro é tudo aquilo que é externo à equipe, a cultura da empresa, característica do cliente, a "inexperiencia" ou "ineficácia" das áreas das quais dependemos para executar nosso trabalho, etc. O barro é a fonte de reclamação da sua equipe para não conseguir executar o trabalho. Na minha visão, o papel do líder é guiar a equipe nesse barro e ensinar como manter a calçada limpa, como um porto seguro para voltarem sujos e se limparem desse barro.

Vai perceber que sabendo separar o barro (problemas externos) dos problemas internos da equipe vai conseguir deixar muita coisa mais clara, vai conseguir trazer à luz aquilo que consegue mudar, daquilo que não precisa mudar. A grande maioria da fonte de stress são preocupações desnecessárias, são suposições, que vêm de chefes anteriores, de clientes anteriores, empresas anteriores, do histórico profissional que, de repente, não se aplicam.

Quero destacar um segundo ponto importante:

"O mais importante na tomada de decisão NÃO É se a decisão é certa ou errada, mas se é o momento de tomar uma decisão!"

Parece fácil, mas na verdade está longe disso. Pode ser simples, mas não é nada fácil. Cada individuo da sua equipe vai ter sua história. Um mesmo dia de trabalho afeta cada um de forma completamente diferente. No final do dia, o papel do líder é prestar atenção nas pessoas, como aquele trabalho está afetando cada um deles. Veja bem, não é para ser bonzinho e passar a mão na cabeça de todos. O cliente sempre tem razão e o trabalho tem que ser feito, com os recursos disponíveis e o prazo passado, mas para manter a equipe motivada tem que prestar atenção no que cada um deles diz. Mesmo que não tenha decisão alguma a ser tomada e não há nada que possa fazer para melhorar, só de escutar já é muito.

Olhando pela premissa da calçada limpa, como desenvolvimento de equipes, o líder é aquele que briga com o indivíduo que está trazendo o barro para a calçada, com a pessoa especificamente e elogia a equipe por manter a calçada limpa, exemplificando melhor a máxima "brigue no particular e elogie no coletivo". O líder é aquele que ensina e mostra como andar no barro, se sujando o mínimo necessário para realizar seu trabalho e o máximo necessário para mostrar que o barro não impede de realizar seu trabalho. O líder é aquele que mostra para o dono do barro que aquele barro não é culpa da sua equipe e que, apesar disso, todos estão dando o máximo para entregar o que foi pedido.

Mas não confundam bife de caçarolinha com rifle de caçar rolinha.

O líder não é essa pessoa maravilhosa, esse ser iluminado, a santidade em pessoa.

Vai ter que brigar, corrigir rotas, as vezes demitir. Vai errar e ter altos e baixos.

Por isso digo que se o líder estiver lá sempre que sua equipe precisar, a equipe estará lá por ele quando for preciso. É uma via de mão dupla, pode confiar.

Tudo se resume às pessoas. Esteja com elas no barro que elas manterão sua calçada limpa!

Paulo Rangel

Analista de DevOps | Implementação e Gestão de Ferramentas Modernas | Integração Contínua e Entrega Contínua (CI/CD) - Linux | Infraestrutura | Tecnologia da Informação | Docker | Gitlab | Jenkins | Ansible | Nexus | K8S

2 a

Leonardo H., já brigamos muito para manter nossa calçada limpa, mesmo com fatores externos e internos tentando sujar! Obrigado por ser, sempre, o líder que me mostrou o caminho e a forma de manter essa calçada limpa! Excelente publicação!

Fernando Dias

Fundador @ PUC angels | Desenvolvimento de Negócios | Vendas B2B - Pagamentos, Crédito, Serviços Digitais, Fintech

2 a

Excelente artigo!

Aline Bruzon

Mentora e Master Coach de Carreira | Especialista em Desenvolvimento Estratégico de Carreira | Outplacement | Transição de Carreira | Currículo | LinkedIn | Orientação Profissional

2 a

Cris Adriano Flores, o artigo sobre desenvolvimento de equipes que comentei contigo hoje!

Jose Augusto Vilhena

LatAm Business Development, DPO, Lean Six Sigma

2 a

Muito bom Leonardo H.!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos