E você, o que fará da vida que possui?

Caros amigos escrevi o texto abaixo, pois sou apaixonado pela escrita e gostaria sinceramente de me dedicar a ela, por favor leiam e comentem se gostaram ou não. Grato.

Em um mundo onde cada vez mais os jovens estão sendo pressionados a decidirem o que farão da vida, em qual trabalho estarão, qual faculdade irão estudar, ou aquelas perguntas famosas em entrevistas de emprego: Como você se imagina daqui a 5 anos¿ Questionamentos assim na cabeça de um jovem, que na maioria das vezes ainda não decidiu o que fará da sua vida, causa um certo desconforto e em muitas situações faz com que o mesmo se perca no meio do caminho e anos mais tarde perceba que está no lugar errado, ou seja fez uma escolha por pressão alheia e não conseguiu seguir seu próprio caminho pressão essa que vem de diversos setores da sociedade, até mesmo na casa onde se vive.

Uma matéria publicada pelo jornal estado de são Paulo mostra que 52% dos jovens brasileiros que chegaram aos 30 anos trabalham para sobreviver e não porque gostam do que fazem, ou seja, estão frustrados com suas carreiras profissionais, mas não conseguem sair dos seus empregos, pois necessitam do dinheiro,

É o que diz o autor do “projeto 30” Dennis Giacometti “Os jovens vão indo muito pelo que aparece e olham mais a questão financeira, mas essa não é uma estratégia sustentável de carreira.”

Uma estratégia de carreira como sustenta Dennis, deve ser primeiramente planejada de acordo com as características que cada um possui, ou seja, é necessário pôr no papel o que gostamos, porque gostamos, tendo isso bem definido poderemos pensar em maneiras de chegar a esse destino, seja começando pela faculdade, curso técnico enfim. Com essa estratégia bem alinhada poderemos ter em mente de que todas as atitudes que formos tomar será com base naquilo que planejamos lá atrás.

A sociedade impõe que o que realmente importa é você ser bem sucedido no seu trabalho, alcançar cargos de respeito, ter poder e uma vida financeira que te possibilite realizar seus sonhos, mas nem todos pensam da mesma forma e alguns querem caminhos diferentes, desenvolver projetos sociais para os mais pobres, projetos ligados a natureza entre outros que muitas vezes pode não dar o mesmo retorno financeiro que trabalhar em grandes empresas, mas irá dar uma alegria a quem é capaz de largar tudo por um ideal de vida que vai muito além do dinheiro em si.

Portanto cabe dizer que todos ao escolherem por quais caminhos profissionais irão percorrer, no fundo estão procurando algo que de sentido a sua vida, ou seja quero fazer um trabalho que tenha sentido que alcance mais pessoas, e que seja capaz de fazer a diferença na vida de outros. Esse é um dos pensamentos latentes da geração Z que são os nascidos dos anos 1990 em diante. Planejamento de carreira é fundamental para que sua vida profissional não seja frustrante, para tanto seja estratégico e pratique o autoconhecimento, pois só se conhecendo será capaz de desenvolver sua carreira de modo alegre e como consequência com estabilidade financeira.




Marisa Santos

Gerente de Projetos Sociais | Forbes BLK Member

6 a

ótimo artigo, você está no caminho certo

Dalila Araujo

Consultora de Relacionamento e Instrutora DNA DISC | Alianças Estratégicas em Desenvolvimento Humano

6 a

Ótima estréia Rodrigo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos