E2M INVESTIMENTOS -- NOV/2019
Seguem abaixo as lâminas dos fundos da E2M mostrando a performance até o final do mês de Novembro.
O ARB FIM fechou o mês passado com -0,58% (ou -151% CDI), com resultado acumulado no ano de +5,54% (praticamente equivalente ao CDI). Nos últimos 12 meses o retorno acumulado está em +5,79% (ou 95% CDI) e em 24 meses em +17,94% (ou 135% CDI).
Como ocorrido em meses anteriores, as nossas posições de arbitragem de ações no final do mês foram bastante distorcidas. No final de Novembro essas distorções foram particularmente mais acentuadas devido ao feriado de Ação de Graça (Thanksgiving) nos EUA, o que causou um fechamento antecipado do mercado americano, várias horas antes do fechamento no Brasil. Como de costume, um pedaço das distorções acabaram sendo corrigidas logo no primeiro dia útil desse mês de Dezembro. Os investidores que acompanham nossas publicações mensais devem se lembrar desse efeito em alguns meses anteriores. De qualquer forma, estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre os motivos desses fatos ocorrerem algumas vezes no ano.
Quanto ao cenário macro, o principal evento do mês passado foi a alta do dólar de quase +5,5%, pressionado por um fluxo de saída de recursos do país nessa época do ano. Além disso, o atual patamar de juros no Brasil não ajuda na atração de recursos estrangeiros de curto prazo e de carácter especulativo, o que torna a moeda brasileira bastante suscetível a esses movimentos como o ocorrido em Novembro. Apesar da alta, a volatilidade da moeda não apresentou aumento significativo a ponto de beneficiar a performance das estratégias de arbitragem. Mas fatos recentes referentes ao possível atraso no acordo comercial entre EUA e China para após as eleições presidenciais nos EUA tem um efeito muito maior no aumento da volatilidade do mercado.
O ESTRATÉGIA FIM apresentou um retorno de +0,37% no mês (praticamente igual ao CDI), totalizando +36,11% acumulado no ano, e +34,55% nos últimos 12 meses, equivalente a 568% CDI no período.
A principal novidade no fundo é o fato de estarmos no processo de redução da taxa de administração dos atuais 1,2%aa para 0,60%aa. Essa redução, além de melhorar a rentabilidade do fundo para os investidores, está em linha com uma ampla discussão na indústria de fundos brasileira, que tem colocado em cheque as taxas dos fundos no atual ambiente de juros do Brasil, principalmente em fundos de renda fixa e baixo risco. Acreditamos que esse movimento, assim como todas as nossas decisões na E2M, segue nossa busca pelo constante alinhamento de interesses com os dos nossos investidores, além de seguir uma tendência da indústria.
O INTRUST FIA apresentou no mês passado uma alta de +2,57% (x alta de 0,95% do Ibovespa). No ano o fundo apresenta alta de +101,86%, x +23,15% do Ibovespa no período. Em 12 meses o fundo segue com uma rentabilidade bem acima do Ibovespa, de +99% contra +21%.
A carteira de ações de evento contribuiu positivamente para a performance do fundo no mês, com destaque para BMEB4 que apresentou alta de +8,72%. A carteira de liquidez também teve uma boa performance em Novembro, com destaque para GOAU3 (+21,16%) e ABEV3 (+3,86%).