ECONOMIA CIRCULAR: conceito e benefícios
A Economia Circular é um tema fundamental para o futuro coletivo. O conceito assenta nos princípios da redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, assumindo-se como um fator chave para travar a relação entre o crescimento da economia e o aumento do consumo de recursos.
Numa economia circular, o valor dos produtos é constante em toda a linha de produção, uso e fim de vida, momento em que são reutilizados para voltarem a gerar valor. Ao maximizar o valor económico do produto, este modelo assenta numa visão mais abrangente, desde o redesenho de processos e produtos à otimização da utilização de recursos.
Diferente da economia linear, fornece benefícios de curto prazo e oportunidades estratégicas de longo prazo face a desafios como:
- flutuação do preço das matérias-primas
- limitação dos riscos de fornecimento
- novos modelos e relações de negócio
- revigorar a competitividade
- contribuir para a conservação ambiental e combate às alterações climáticas
Embora seja um processo relativamente recente, todos os setores terão de se adaptar e marcar lugar no caminho de transição para uma economia circular. O planeta chegou ao seu limite e a mudança não é uma opção – é um compromisso para com as gerações futuras.