ECONOMIA CIRCULAR DO CONHECIMENTO
A economia circular substitui o conceito de fim de vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado, acabando com a ideia de que o crescimento económico é sustentado pelo consumo de recursos. Neste sentido, é importante reter o máximo valor das coisas de modo que, a sua reutilização permita a introdução de melhorias nos processos e nos materiais afetos à sua produção.
A pressão criada pela concorrência e pela diminuição do valor hora leva à necessidade de alterar os processos de trabalho, mantendo os elevados padrões de qualidade e uniformização e por isso, a eficiência deverá ser a palavra de ordem. Isto é um importante ponto de reflexão para todos, de modo a criar consciência da importância da Gestão do Conhecimento no trabalho de cada um e nos resultados globais da organização, só uma verdadeira reutilização do conhecimento criado e posto ao serviço de todos, poderá levar à poupança de tempo e que cada um sinta maior eficiência no seu trabalho.
O conhecimento é um ativo fundamental e a sua reutilização permite ainda a criação de valor acrescentado para as organizações e por isso, a otimização dos recursos afetos à sua produção bem como, a criação de novas oportunidades de negócio nomeadamente de serviços.
www.mmkm.pt