Economia e Instituições

Economia e Instituições

Existem basicamente dois tipos de economia, a economia do mundo real, que pessoas desenvolvem no dia a dia por meio de suas próprias ações, geradas por erros e acertos e uma economia teórica que tenta (por meios de indicies, relatórios, pesquisas e taxas) entender a economia do mundo real.

Acontece que para entendermos um pouco das economias precisamos levar em consideração as "instituições" quem geram um forte impacto, como por exemplo, através de fatores políticos.

Podemos analisar a importância das "instituições" na economia, tomando um exemplo: uma pessoa (e até você mesmo) que tenha a iniciativa de abrir uma loja qualquer (artigos infantis).

Para isso será necessário obter uma permissão das instituições (aqui em forma de estado) para iniciar seu negócio, e provavelmente no prejuízo terá que esperar "apenas 2 meses" para abrir a empresa e até 9 para conseguir todas as licenças e alvarás.


Enquanto isso, na Nova Zelândia seria possível abrir o negócio em menos de duas semanas. Ou seja, essa pessoa já poderia estar gerando receitas amortizando o capital inicial aplicado.

Uma outra observação seria, se essa pessoa (ou talvez você) também tivesse o interesse em contratar alguém (três pessoas talvez), essas pessoas ficariam todo esse tempo sem emprego e também sem interagir no movimento do ciclo econômico.

Todas essas burocracias tendem no arrefecimento da economia quando analisamos em uma perspectiva macro econômica, adicionada aos encargos aplicados sobre o empregado e empregador.

Mas o que chamo de "instituições" também podem ser aplicadas em ações movidas por atos influenciáveis como:

  • Fatores políticos;
  • Éticos morais;
  • Jurídicos;
  • Psicológicos;
  • Históricos;
  • Sociológicos;
  • Etc.

Você quando encontra dificuldades para comprar um produto importado através da demora e taxa impostas, é porque foi uma imposição política que estabeleceu essa dificuldade; quando você se recusa a comprar um produto sabendo que é um produto roubado, isso é uma ação ética cultural; quando você compra uma peça de roupa de grife no desejo de se sentir bem (não tenho nada contra isso!), isso é levado muitas vezes por fatores psicológicos.











E até mesmo quando você compra uma casa, há todo um trâmite em relação a escritura que você precisa ajustar, devido aos fatores jurídicos.

Todos esses atos influenciados, os sociólogos costumam dividir em 3 grandes sistemas: sistema econômico; politico; e ético-moral-cultural.

Todos esses sistemas variam ao longo do tempo através de novas ideias, padrões e instituições.

Cada sistema vive com o apoio dos demais, e quando um desses entra em colapso pode apresentar problemas graves, nossa sociedade se torna instável.

Quando o roubo e a corrupção (que é algo pertencente ao sistema ético-moral-cultural) se dissemina em um sociedade, em determinado momento contamina o sistema econômico e político (e nós sabemos muito bem essa relação com nossa politica brasileira) gerando um caos na sociedade em médio e longo prazo.

Quando um sistema político cria "travas" e burocracias em uma sociedade, ao influenciar no no sistema econômico, gerando arrefecimento da economia (como aumento do gasto governamental, protecionismo de capital interno e externo até chegar no desemprego)

O sistema ético-moral-cultura acaba sofrendo um impacto em relação da falta de acesso aos recursos básicos (como educação, segurança e saúde), gerando uma onda de caos por meio do roubo e da corrupção. Como é caso de todos os países pobres em que todos os sistemas acabem sendo comprometidos.

A economia é muito mas complexa do que muitas pessoas pensam, não é apenas uma sociedade eleger um líder do poder executivo, substituir uma bancada do legislativo e voilà, dentro de 6 meses a economia do dia a dia mudou.

Acontece que isso leva tempo, até um sistema político apoiar os outros 2 para que seja gerado um impacto relevante na economia do dia a dia. Temos que aguardar a ação humana.





Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rodolfho Queiroz

  • A Importância da Cibersegurança em Sistemas SCADA

    A Importância da Cibersegurança em Sistemas SCADA

    Os Sistemas de Controle e Aquisição de Dados (SCADA) desempenham um papel crucial em várias indústrias, incluindo…

  • Escolhas e valor

    Escolhas e valor

    Todos nós temos objetivos em nossas vidas e estamos sempre buscando uma forma de alcançar novos padrões, prazeres e bem…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos