A economia prateada e a saúde no Brasil
A economia prateada "refere-se a um segmento econômico que se concentra nas necessidades, desejos e atividades econômicas da população madura". Ela abrange transversalmente todos os setores da economia que - ainda - não estão atentos às oportunidades emergentes.
Se não é óbvia a oportunidade, segundo o M&M, no "estudo Elas 45+ da Estúdio Eixo, onde desdobramos sobre os desafios e oportunidades do público feminino maduro no Brasil, descobrimos que cerca de 86% das pessoas com mais de 55 anos têm fontes de renda, e esse número sobe para impressionantes 93% entre aqueles com mais de 75 anos. Além disso, 63% das pessoas na faixa dos 60 anos são provedoras de suas famílias. Isso torna o público sênior um dos segmentos com mais dinheiro disponível para gastar."
Em 2030, o número de pessoas 60+ será igual à quantia de crianças e adolescente até 14 anos.
Segundo o IBGE, a população 60+ deve dobrar, de 30 milhões em 2020 para 60 milhões em 2050, criando uma demanda crescente por produtos e serviços especializados. Em 2030, o número de pessoas 60+ será igual à quantia de crianças e adolescente até 14 anos. Nos Estados do RJ e RS, a proporção de idosos já é maior que a dos mais jovens.
Ainda assim, "63% dos negócios têm os millennials como alvo, e a cada 10 consumidores brasileiros acima de 55 anos, 4 sentem falta de produtos e serviços voltados para eles. Ou seja, existe um desequilíbrio claro de oferta e demanda, a pergunta aqui é: até quando?"
a cada 10 consumidores brasileiros acima de 55 anos, 4 sentem falta de produtos e serviços voltados para eles.
O setor de saúde já é e será ainda mais impactado pelo rápido envelhecimento da população. Sim, pessoas que vivem mais e têm mais tempo para se cuidar, demandarão mais de serviços de saúde e tendem a "acumular" doenças crônicas e precisar de mais medicamentos. Além disso, doenças crônicas tendem ainda a serem diagnosticadas tardiamente, aumentando a gravidade e a complexidade das intervenções. Isso não quer dizer que o crescimento da população madura é a causa da crise de saúde. O SUS ainda é jovem e já tinha dificuldades de assistir a população antes deste cenário. O sistema de saúde suplementar que temos foi construido sobre premissas que não dão conta da longevidade. Na lógica "pay-for-fee", precisa-se de muitos pagadores que precisem muito pouco de seus serviços. Com a melhoria das condições socio-econômicas do país, Isso pode ser objeto de outtra discussão.
Gosto do termo economia prateada porque ela traz uma lógica diferente de envelhecimento da população. Ela vem numa lógica econômica que sobre a qual pode-se intervir propositivamente com prosperidade para o benefício das pessoas. Assim, a mudança do perfil etário da população (com seu envelhecimento e possível encolhimento), traz tanto desafios e quanto oportunidades para o setor de saúde. Algumas delas:
Desafios:
Recomendados pelo LinkedIn
Oportunidades:
Tanto os desafios e as oportundades podem e serão enfrentados com ciência e tecnologia. Precisamos de soluções concretas e escaláveis para dar conta da crescente demanda e impacto, para transformá-la em prosperidade. Não estranhe se você acabar descobrindo que os maduros não sejam o problema, mas a solução.
"O envelhecimento da população é uma tendência razoavelmente previsível, permitindo que as sociedades se planejem e moldem o futuro levando-a em consideração" (BNDES). O mercado brasileiro da economia prateada é vasto e, com apoio governamental e iniciativas privadas, investidores e startups podem liderar esse setor, oferecendo soluções inovadoras e impactando positivamente a sociedade.
Andre Bressan
Comente, discorde dê sugestões. Se quiser escrever junto, é só me mandar mensagem. Para assinar, clique aqui. Se você tem uma startup que pode atender a população 50+ ou é um empreendedor maduro, visite a SeniorTech Ventures (website).
'The Silver Advisor' é uma newsletter que eu escrevo ~semanalmente com reflexões sobre minhas descobertas enquanto eu aprendo a sufar a nova economia e entender seus impactos e oportunidades nos negócios, no trabalho, na saúde e na longevidade. Não custa lembrar que esse conteúdo é de minha autoria, e não está vinculado a empregador atual ou passado nem a qualquer outra afiliação. Já fica avisado que eu apliquei aqui a melhor inteligência humana que me é disponível, e pode ser que eu tenha usado a ajuda de alguma IA.
Talvez você goste:
Compliance Officer na Saúde | Odontolegista | Perita Judicial | Assistente Técnica | Auditoria Odontológica | Acadêmica de Direito
4 mGenial! Excelente!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻