EDIFÍCIO PARA A CIDADE...
Compreender as mudanças em relação ao morar no século XXI, equilibrar os interesses dos clientes incorporadores e investidores, com os futuros moradores e o que é melhor para a cidade é um desafio e exercício permanente de aprendizagem. Para nós da Terra Arquitetura, ao longo destes 17 anos de caminhada, sempre foi um ato de extremo prazer e satisfação profissional e pessoal. Pensar e projetar edifícios que qualifiquem a cidade, atendam o programas e metas/objetivos de nossos parceiros incorporadores e ainda tentar fazer arquitetura contemporânea, com simplicidade, leveza e eficiência sempre fizeram parte do nosso cotidiano, quase como uma rotina diária, com muito suor, pesquisa, desenho, sonhos e algumas lágrimas.
Objetivamente sempre defendemos que a relação no nível do térreo acontecesse de forma franca e direta, com uso misto e atividades comerciais, de lazer ou culturais neste nível, uma diversidade capaz de trazer vitalidade e segurança para a calçada, qualificando a rua e criando um ciclo virtuoso de valorização, inclusive do imóvel recém construído, favorecendo também os interesses dos moradores/proprietários.
Como quando projetamos os edifícios sem muros frontais, incluindo sempre que possível mini praças, bicicletários, ciclovias, transparência, arte urbana e principalmente uso comercial, com uma ou duas lojas no térreo. Neste caso, o edifício recém entregue pela Tetto Empreendimentos, de Blumenau, optamos também por prever a entrada dos moradores por uma praça lateral à loja (lâmina de concreto aparente) que futuramente pode receber 2 ou 3 mesas do café que se instalará ali na loja. (elevada 1,5m devido a cota de enchente)
Neste novo lançamento, no Centro de Blumenau, da Tetto Empreendimentos, repetimos o conceito de varanda a receber moradores e convidados, também com uma lâmina de concreto aparente, mas desta vez fazendo a ligação da cidade e da loja proposta, com o hall do prédio e no fundo o salão de festas e a mata ciliar e o ribeirão da Velha, numa bela paisagem verde.
No edifício Reserva do Arvoredo, da HRSUL Incorporadora, já em obras e com as últimas unidades disponíveis, buscamos mais uma vez trabalhar a relação franca da frente do lote/empreendimento com a cidade e as pessoas, sem muro, com duas lojas na frente e um pórtico entre elas para receber os moradores e visitantes a pé ou bicicleta (também há um bicicletário na frente). Presente também a lâmina de concreto aparente, verde e será plantada uma árvore já no início das obras, conformando uma praça de integração entre moradores e cidadãos e vizinhos.
Outra característica que buscamos para qualificar a cidade e acelerar as vendas através da arquitetura é criar espaços e ambientes com "cara" de casa, pois sabemos a ligação histórica e emocional das pessoas com suas casas e jardins quando crianças. Nesta imagem podemos ver os espaços pensados para conformar e estimular a ligação dos moradores com a área verde ao fundo, que leva através de um caminho até a beira do Rio Itajaí-Açú, onde as crianças podem valorizar ainda mais o cuidado e respeito com a natureza e cidades para as pessoas...
Acreditamos que projetar edifícios para a cidade é um aprendizado e desafio constantes, mas fazer isso junto com nossos parceiros incorporadores e investidores, que também percebem o quanto uma boa arquitetura agrega em seus empreendimentos e imagem corporativa, é uma realização constante. Vamos fazer juntos...