A EDUCAÇÃO É UM DOS PILARES DA VIDA HUMANA

A EDUCAÇÃO É UM DOS PILARES DA VIDA HUMANA


A evolução da Educação tem como principio norteador o ser humano que constantemente busca se encontrar no seu espaço evolutivo na sociedade. Deste a alfabetização a encontro com a universidade. 

A educação é um dos pilares que demonstram os níveis de qualidade numa nação. Não menosprezo a saúde, a economia, a habitação a segurança e a tecnologia e por ultimo a política. Esses são outros níveis que vem a seguir a ordem normal de um Estado de direito num mundo civilizado por onde nasce a independência dos povos que formam na sua individualidade uma NAÇÃO.

Começando desde a pré-história aos nossos dias a educação sempre teve um patamar de excelência no desenvolvimento socioeducativo do ser humano. O conhecimento é a forma mais pratica de o homem se conhecer como ser racional. Por ele nasceu o fogo e sua utilidade, a invenção da roda e da sua funcionalidade, da calculadora ao computador mais evoluído, da simples carta ao e-mail.

Com o passar dos séculos a mente humana passou a se chamar fabrica de sonhos e conhecimento de tecnologia. O processar da mente fabrica os sonhos tornando-os tecnologia. E para que essa tecnologia exista foi preciso desenvolver nos grandes centros humanísticos da humanidade o que chamamos ESCOLA.

A educação vem sofrendo nos últimos anos no seu contexto ideológico, poucos são os professores que ousam falar sobre direitos e deveres sem medo do sistema e da própria cultura que muitos ainda trazem das suas origens. 

A escola que fala de direitos precisa conhecer que são estabelecimentos de seres pensantes para o futuro. Uma escola pode ser sem partido nos entanto, com dever de ensinar que somos seres em uma sociedade.

E como seres sociais também somos seres políticos e partidários. Escola não partida politico e se um meio de se alcançar a socialização politica dos nossos interesses como pessoas. O papel do docente nunca será conduzir a ideologias próprios seus discípulos mais apresentar a cada aluno o seu papel social na politica.

A escola dever ser o local de aprendizagem para a democracia e não somente a escola que nada faz. A escola que nada faz é aquele paternalista sem direcionamento aos ideários transformador do homem na sociedade. A escola dever ser pluralista diante aos novos tempos. Ela dever se pátria e universalista no contexto social. Ela deve ser uma escola aberta onde as mentes pensantes devem ser transformadoras. 

Muitos professores ainda não estão preparados para serem mestres da arte de ensinar politica. Muitos professores já estão doutrinados na sua essência politica. A politização do professor deve ser aberta aos novos tempos e nunca de uma posição única e arbitraria e madura e transformadora.

Uma escola ideológica tradicional deve ser uma escola de seres pensante e não somente uma escola de conceitos arbitrários. A escola mudou nos últimos séculos. A escola por sua vez tem pressupostos renovadores e progressistas com fins de crescer na maturidade politica da sua ação de transformar para não ficar parada no tempo e na historia. 

A escola precisa redimensionar o seu pensar, reformulando suas ações pela compreensão do que a comunidade escolar (entendida aqui os alunos, pais, professores, equipe pedagógica, direção, funcionários) espera dela enquanto função social.

Uma escola tem por fim ser um local de ideias pensantes e não um lugar que se apregoem ideologias contraria ao próprio conhecimento. A escola como uma “ideia pensante” deve sim ser uma escola voltada à realidade presente do mundo que avança e nunca de um mundo com mordaças. 

Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar.

Desenvolver uma educação que contemple o livre pensar sem o fazer acontecer para o aluno, tem que ser uma escola de gestão e nunca de ocasiões. E a competências daqueles gerem a escola que a torna instituição de ideias pensantes e nunca de ideias pre fabricadas. Uma escola madura e que saber formar seus cidadãos.

O trabalho educativo será expressão da consciência crítica, quando os homens que o fazem, manifestam a capacidade de diálogo orientada para a práxis. Ao que Paulo Freire afirma, “a práxis, porém, é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo. Sem ela, é impossível a superação da contradição opressor-oprimido”. (1997, p. 38) A educação crítica é orientada para a tomada de decisões e o exercício da prática de uma responsabilidade social e política.

A comunicação entre educador e educando, na partilha de suas experiências pelo diálogo, abre caminhos para uma participação responsável. O diálogo implica reconhecimento do outro, através do respeito a sua dignidade, o que só é possível entre pessoas, e o qual se fundamenta na democracia.

Democracia se faz na escola com professores competentes que saibam ensinar e o significado da palavra ENSINAR. E são profissionais competentes que mudam o pensar social dos seus discentes e da comunidade escolar e fora dela. A formação em todos os níveis precisam se ajustar a realidade presente fazendo dela um ideal de transformação para o hoje e o amanha.

O professor que sabe educar não foge do seu papel ele além dos seus scripts improvisarem ajustando as situações do seu dia a dia. O docente que educa faz a educação acontecer no ambiente da escola e nunca fora dela.

Por isso, uma escola para o futuro tender a ver o universo que gira em torno do planeta escola e dos seus principias astros e estrelas o alunado. Que tendem a seres grandes planetas que giram em torno do grande sol da esperança do saber enquanto saber.

A escola ainda é o grande palco e a educação o meio maior de um povo, de uma nação ver o futuro por meio da DEMOCRACIA. Uma escola de ideias pensantes mostrarem a realidade de um povo que pode ser livre através da maior de todas as artes que são o saber.

UMA EDUCAÇÃO SEM MORDAÇA

Fundamental exercer total domínio também sobre o comportamento dos seus alunos: a concentração, a postura, os gestos, as comunicações entre eles são alvo de toda sua atenção. Todo professor tender por lidar com pessoas de todos os grupos um autocontrole em todos os seus sentidos e conserva-se também dos seus institutos destes os afetivos como os efetivos. Alunos é apenas uma clientela, o professor apenas alguém que transmitir conhecimento.

Professores e alunos fazem juntos daquilo que são pessoas em relacionamentos de horas que nunca serão eternos. O que será eterno na relação de ambos serão os frutos colhidos de uma amizade de tempo que marcou o presente daquele ano ou semestre.

A escola sempre teve seu caráter tradicional voltado as idades e as fases do desenvolvimento do ser humano. Visão tradicional não é formar indivíduos críticos, autônomos, mas reprodutores dessa sociedade desigual na qual estamos inseridos. As disciplinas eram conhecimentos isolados sem ter relação uma com a outra. Até hoje por mais que se tenha avançado nos estudos e pesquisas na área educacional, apesar das reformas curriculares e metodológicas, ainda persiste a forma tradicional de ensino trabalhada na maioria das escolas brasileiras.

Com a socialização da educação hoje a escolas buscam novas perspectivas. Hoje a escola também é um espaço para transformação, em que o professor exerce um papel fundamental de levar ao aluno buscar a refletir o seu papel de sujeito na sua formação. A escola não é um aparelho ideológico e torturas e sim o local do agir do aluno cidadão para o mundo que ele ira construir no seu futuro próximo.

A escola nos primeiros anos dever ser um lugar de conquistas e conhecimentos e socialização. Por isso, precisamos de professores comprometidos e não somente de pessoas que necessitam de um salário para sua sobrevivência. Os salários de um professor devem ser dignos a sua contribuição para uma sociedade de futuros grandes homens e mulheres. A escola deve ser valorizada como o profissional que de forma absoluta doa de si para outros conhecimentos que faram motivar novos conhecimentos.

A escola deve se um ambiente onde o aluno se sinta comprometido com o amanha. Onde este amanha transforme cada novo homem na esperança de um mundo melhor.

Mesmo que seja substituído pelas Inteligências artificiais um professor sempre será parte essencial de uma escola. A EDUCAÇÃO DO AMANHÃ mesmo que tecnológica sempre dependera de um PROFESSOR.

A educação é uma arma para o poder sempre a favor do poder em vista do bem comum de um grupo em especial de uma nação. A vida de uma criança tem na sua família a seguridade da sua proteção materna e patema asseguradas pela primeira sala de aula que é a família e depois a sala de aula direcionada por um bom professor. 

A escola é o local de gênios cada um com seus limites e capacidades de fazer o mundo melhor. E cada aluno é um gênio a ser trabalhado a partir dos seus limites de construção de pensamento. É o professor a fonte de onde pode acontecer a educação e o despertar para o conhecimento. 

A liberdade frente a outras nações vem pela estratégia que o governo que nasce do povo tem como diferencial no seu existir humano. Por isso, muitas nações nasceram das estratégias em que se impuseram diante ao poder que as tornou nação a educação antes de ser o que é uma estratégia de guerra que se vencer num campo de batalha.

A EDUCAÇÃO tornar a humanidade de cada um algo que transformar a vida em algo grandioso chamado desenvolvimento humano. Nisso os ditames da vida comum numa sociedade, por sua vez faz surgir o desenvolvimento em varias áreas da vida humana como um todo. 

A política social de um país passa primeiro antes ser poder institucionalizado pela educação. Uma sociedade é aquilo que é pela educação.

A EDUCAÇÃO é um dos pilares da vida humana quando ele tem como objetivos o homem na sua constante evolução para o saber e o tecnológico. Ela nunca será um instrumento ideológico em vista a desconstruir o ser na sua totalidade criadora e criativa para o bem comum. 

A escola deve ser lugar de lutas contra o analfabetismo ideológico humano e de construções de pensamento. Antessala das responsabilidades sociais sob todos os aspectos da vida humana e não uma arma partidária para o caos social. É o local do saber das entorno das grandes reflexões humanas para o bem comum

Como diz o artigo 205 da Constituição Federal de 1988: " A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

Valdir Arimatea da Silva

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Valdir Arimatea da Silva

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos