Educação 4-D
Cada vez mais as escolas precisam preparar os alunos para as rápidas mudanças sociais e econômicas,cargos/funções que ainda não foram criados, usar as inovações tecnológicas que estão por vir e resolver problemas sociais que certamente surgirão. Para enfrentar esses desafios, o processo educacional não pode se limitar apenas ao aprendizado de conteúdo. O mundo não destaca as pessoas pelo que elas sabem (sites de busca podem fazer isso), mas pelo que elas fazem com o conhecimento adquirido e também como elas se comportam e se adaptam diante de desafios globais.
Considerando esse contexto, a educação se diferencia pelo desenvolvimento das habilidades do século 21, essencialmente a Criatividade; o Pensamente crítico; a Comunicação; a Colaboração; a Capacidade de explorar o potencial de tecnologias; e as Qualidades de caráter que contribuem para que as pessoas vivam, trabalhem juntas e construam uma humanidade sustentável.
O mundo não é mais dividido entre especialistas (tem profundo conhecimento e visão de conjunto restrita) e generalista (tem visão ampla e conhecimento restrito). O que se precisa é do versátil, ou seja, aquelas pessoas capazes de aplicar o conhecimento profundo num amplo contexto de situações, agregando novas competências e construindo parcerias. Essas pessoas estão constantemente aprendendo e crescendo, reposicionando-se, quando adequado, no mundo de mudanças rápidas. Elas são grandes orquestradoras, capazes de reunir outras pessoas em ações cidadãs e no trabalho. A inovação, processo essencial para a competitividade das empresas e nações, é um produto de como as pessoas compartilham e produzem conhecimento.
O currículo, como é tradicionalmente concebido, compreende um conteúdo de conhecimento que os alunos precisam aprender. Conhecimento é essencial, mas há um consenso entre pesquisadores e empresários que não é o bastante. A constatação ocorreu durante a realização do projeto denominado 21st century learning, desenvolvido nos EUA e aprovado por países avaliados entre os melhores do mundo.
Esse projeto concluiu que para ser adequado ao mundo atual, o aprendizado precisa considerar três dimensões: conhecimento, habilidades e qualidades de caráter. A quarta dimensão é a meta-aprendizado, ou seja, a capacidade do indivíduo "aprender a aprender". Essa dimensão possibilita o aluno aplicar o que aprendeu a diferentes atividades e contextos. Também desenvolve a mentalidade de que o aprendizado deve ser contínuo e necessário para grandes desafios.
Essas quatro dimensões são interconectadas. Cada disciplina deve incluir o desenvolvimento das habilidades, das qualidades de caráter e das estratégias de meta-aprendizado. A quarta dimensão também ajuda os educadores a refletir e aprofundar discussões de como a educação deve ser transformada à medida que os cenários cultural e socioeconômico mudam.
A Educação 4-D também requer que o sistema educacional seja transdisciplinar, focando o aprendizado em temas e projetos que permeiam todas as disciplinas e num contexto global, como ocorre no mundo real. Dessa forma acredita-se que o sistema educacional desenvolverá cidadãos globais do século 21.
... provides data analysis for public policy research projects that utilize large public use datasets.
6 aMuito bem !