Educação Ambiental é fundamental
O título desta publicação é uma rima, talvez muito obvia para as pessoas, porém a falta de interesse pelo assunto é desanimador. Mas, mesmo com tantos revés com nosso meio ambiente, não podemos deixar de ir em frente, e mostrar ao mundo o que estamos perdendo. Estamos perdendo nossa conexão com o planeta e nos tornando algo separado do todo.
Minha proposta é iniciar das coisas mais insignificantes aos olhos e mostrar o quanto é enorme a diferença que isso faz. Por exemplo, a pequena abelha, que visita uma flor de maracujá, algo normal, muitos dirão: polinização, mas eu digo, cuidado, podemos perder os maracujás. Parece simples, mas não é, cada ser vivo precisa estar em seu lugar, do contrário, grandes conflitos irão ocorrer. Explicando o caso da abelha, a flor do maracujá desenvolveu uma técnica para atrair um polinizador específico, a Mamangava. Esse inseto é muito maior do que a abelha, a parte de cima da Mamangava tem cerdas, pelos, que encostam no pólen da flor de maracujá, e enquanto ela se alimenta do néctar da flor ela poliniza esfregando a parte de cima nos órgãos reprodutores da flor, assim o fruto do maracujá se desenvolve.
Porém, quando essa flor é visitada pela abelha, a abelha se alimenta do néctar, e não tem o tamanho pra fazer a polinização, deixando a flor sem néctar, ou seja, sem o atrativo para a Mamangava, que não irá visitar aquela flor, e o maracujá não se formará.
Agora, imagine uma quantidade grande de abelhas, competindo com as Mamangavas, pelo néctar, se a Mamangava perder essa competição, não haverá maracujás.
De início, pensando na grande quantidade de maracujás que são encontrados em feiras e mercados, parece difícil de imaginar um futuro tão trágico, mas se não houver educação ambiental, esse futuro é previsto.
Mas isso é apenas um exemplo de que muitos seres vivos estão fora de suas origens, e isso traz um grande desequilíbrio ao meio ambiente. Pragas, doenças, infestações, são exemplos de desequilíbrio.
O maracujá é originário da América Tropical e é polinizada apenas por Mamangavas, as abelhas são europeias ou africanas, e existe um cruzamento entre elas, as africanizadas e já dominam a América. Mas as abelhas não são importantes na polinização? Sim, mas a América conta com as abelhas nativas, que buscam seus próprios atrativos das plantas, também nativas. A abelha africanizada é usada no fornecimento de mel para consumo humano.
Como a Educação Ambiental é Fundamental? Simples, podemos chamar de consciência. Basta deixar cada coisas no seu lugar, não levar pra casa uma planta da mata só porque é bonita, não levar pra casa um bichinho que só existe em outra região, ou simplesmente não soltar na natureza um animal que você não sabe a origem ou hábitos.
Bom, agradeço imensamente por ter chego até aqui, nesta leitura, prometo que estarei explorando muitos assuntos de Educação Ambiental. Fique em paz.