Educação ambiental na escola: como promovê-la?
Implementar a educação ambiental na escola ajuda os alunos a compreenderem a importância do desenvolvimento sustentável, e também aumenta a percepção da relação direta que existe entre o ser humano e o espaço no qual vive.
Além disso, discutir sobre o assunto desperta o pensamento crítico, incentiva hábitos saudáveis e promove o entendimento de que toda a sociedade precisa se unir para garantir o futuro das próximas gerações.
A seguir, explicaremos o que é educação ambiental na escola e por que esse tema é tão importante. Acompanhe!
O que é sustentabilidade?
A sustentabilidade diz respeito à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. O termo está intimamente ligado aos seguintes conceitos:
Reciclar
É a transformação de resíduos ou de itens descartados em novos produtos. O processo de reciclagem pode substituir recursos naturais e prolonga o ciclo de vida de materiais como plástico, papel e papelão.
Atividades que transformam palitos de picolé, papel, garrafas PET, embalagens plásticas e caixas que seriam descartados em objetos úteis ensinam os alunos a reduzir o lixo que, de outra forma, seria jogado nos lixões das grandes cidades ou, mesmo, no meio ambiente.
Reduzir
Consiste na diminuição de recursos utilizados na produção, no transporte e no descarte de produtos industriais. Fechar a torneira e o chuveiro o mais rapidamente possível, apagar as luzes quando não houver ninguém em um cômodo e desligar aparelhos elétricos da tomada são ações que reduzem o uso de recursos naturais e contribuem para a preservação ambiental.
Reutilizar
Reformar roupas, móveis e objetos antigos impede que novas matérias-primas sejam utilizadas e evita que esses recursos entrem no fluxo de resíduos.
Algumas medidas educativas que devem ser incentivadas pelos professores e pela direção da escola são: comprar refrigerantes em embalagens retornáveis, usar sacolas de tecido no lugar das de plástico, doar roupas e brinquedos para quem precisa, entre outras.
Como promover a educação ambiental na escola?
Além das ações citadas, algumas estratégias de educação ambiental na escola podem ser implementadas para promover a conscientização dos alunos sobre a necessidade de conservar o planeta. Entre elas, vale destacar:
Recomendados pelo LinkedIn
1. Mostrar como é importante preservar o meio ambiente
Estudar educação ambiental na escola faz com que os alunos percebam que preservar o meio ambiente é fundamental para a continuidade da vida na Terra. Os ensinamentos ultrapassam a sala de aula, já que o aprendizado é repassado para a comunidade.
Para o conteúdo ser facilmente absorvido, é importante apresentar exemplos práticos que mostram as diferenças entre as áreas preservadas e as degradadas, onde a flora e a fauna deixaram de existir, e o impacto disso no meio ambiente e nas nossas vidas.
O objetivo dessa lição é mostrar que a existência humana depende diretamente da preservação do meio ambiente.
2. Promover o consumo consciente
A população mundial é estimada em 8 bilhões de pessoas. Já os recursos naturais são limitados, o que significa que se o padrão de consumo permanecer no ritmo atual, as próximas gerações não conseguirão sobreviver.
Para a conta fechar, os nossos descendentes devem praticar o consumo consciente, comprando produtos que não poluem e contaminam os rios, mares e oceanos, não gerem resíduos e não emitam gases nocivos ao meio ambiente.
A educação ambiental na escola possibilita aos alunos compreenderem a importância de refletir sobre os próprios hábitos de consumo e a cobrar das autoridades uma legislação mais rígida, que puna as empresas que degradam a natureza, além de propor políticas que reduzam o consumo de água e implementem ações sustentáveis em todas as etapas do processo produtivo.
Uma maneira de despertar a consciência ambiental e estimular o pensamento crítico sobre o tema é incentivar os alunos a anotar por uma semana os itens descartados em casa, na escola e nos outros ambientes que eles frequentam.
3. Preservar os recursos naturais
O desenvolvimento produtivo deve andar de mãos dadas com a preservação ambiental. Para isso, é preciso pensar a longo prazo, pois as escolhas do presente impactam diretamente no futuro do planeta.
O uso de combustíveis fósseis em vez de biodegradáveis, por exemplo, provoca danos ao meio ambiente, uma vez que a sua queima libera dióxido de carbono (CO2), um gás que contribui para o aquecimento global.
Na escola, além da redução do uso de energia elétrica, água, e materiais feitos de papel e plástico, conforme já citado, algumas formas de preservar os recursos naturais são:
Ao abordar a educação ambiental na escola, os professores devem organizar debates sobre os impactos causados pela exploração predatória dos recursos ambientais e ajudar os alunos a compreenderem quais ações do cotidiano contribuem de forma eficaz para a conservação do planeta.
Além de aprender sobre a preservação ambiental, outro tema importante, que deve ser aprendido desde cedo na escola, é a educação financeira, para conscientizar ensinar as crianças a lidar com o dinheiro de forma inteligente. Confira um artigo completo sobre o assunto: “Educação financeira nas escolas: por que é importante e como implementar?”.