A educação atual e o mercado

A educação atual e o mercado

A maioria das escolas no Brasil sempre segue o mesmo estilo, um professor que passa o seu conteúdo numa lousa enquanto os alunos seguem sentados em suas carteiras enfileiradas, com horários estabelecidos e em silencio. Esse é o modelo obsoleto do séc. 19 atual de escola em nosso país. Não quero dizer que devemos desrespeitar regras ou nossos educadores, mas nós atentarmos ao um sistema de ensino que não atende mais o mundo e nem ao mercado de trabalho atual.

"Uma educação que não é libertadora faz o oprimido desejar ser opressor". Paulo Freire

Este modelo teve origem na 2° Revolução industrial pois, as fabricas precisavam de mão de obra mais qualificada das que tinham disponíveis na época que eram de pessoas recém chegadas do interior que não tinham acesso a educação, então criaram escolas parecidas com fabricas para ensinar o básico aos alunos e os preparem para o mercado de trabalho. Passaram-se muito tempo o mundo evoluiu, o mercado evoluiu, os meios de comunicação evoluíram, mas a maioria escolas continuam nesse sistema antigo.

E isto acarreta vários problemas para nossa sociedade pois, depois da família a escola é o nosso primeiro contato com outas pessoas e o mundo e, em um sistema onde muitas vezes o aluno não tem liberdade criativa, flexibilidades e oportunidades de fala trás muitos danos ao próprio aluno como dificuldades de socialização, falta de criatividade, não ter um senso de critica e entre outras. O que gera muitos dos problemas da nossa sociedade atual e também afeta o mercado de trabalho atual que busca bastante por conhecimento tecnológico (também um problema deste modelo de ensino arcaico), pensamento critico, inteligencia emocional, espirito de liderança, trabalho em grupo, proatividade e auto-conhecimento.

Hoje tem surgido vários métodos de ensino e um deles são as Metodologias Ativas em que o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa. Nele temos métodos como: Aprendizagem baseada em projetos,  baseada em problemas, Estudo de caso e entre duplas ou grupos. Os alunos que estudam com esse método desenvolvem características como adquirem maior autonomia, desenvolvem confiança, passam a enxergar o aprendizado como algo tranquilo, tornam-se aptos a resolver problemas, tornam-se profissionais mais qualificados e valorizados, tornam-se protagonistas do seu aprendizado. Essa pode ser uma longa caminhada mas com a ajuda de todos podemos ter um ensino de melhor qualidade e com reflexo na sociedade como um todo.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos