Educação Financeira para crianças!
Ontem tivemos a Live capitaneada pela Canal finanças com Criancas. Falamos sobre a importância de investir e ensinar os nossos filhos a lidarem de forma estratégica com o dinheiro! Fazendo um rápido resumo sobre o que falamos:
Eu acredito e faço assim como meus filhos:
Primeiro, não adianta nada criar investimentos para nossos filhos mas não termos um planejamento familiar completo. Filhos são investimentos! Eles dependem do HOJE e do amanhã! Então a família precisa estar preparada e protegida.
Os cofrinhos devem ser usados para guardar o pequeno dinheiro, ou seja, o troco do pão e aquelas moedas que as crianças ganham dos adultos. É importante mostrar para criança que cada centavo conta, que devemos respeitar e guardar o dinheiro independente da quantia.
Quantias maiores como mesadas, presentes recebidos na forma de dinheiro, devem ser guardados em contas, de preferências nas digitais sem custo. Ademais, à medida que os cofrinhos físicos também vão engordando, transfira esse dinheiro para a conta digital.
O dinheiro, no Banco Digital não deve ficar parado, nem por pouco tempo. Na maioria dos casos recomendo inicialmente a investir (ESTACIONAR) o dinheiro em um DI de Liquidez diária. A ideia aqui não é procurar grande rentabilidade, mas SEGURANÇA E LIQUIDEZ e ainda permitir que a criança visualize de forma lúdica o dinheiro crescendo. ISSO É MÁGICO! Ela ficará encantada e começará a fazer associações com os seus pequenos rendimentos. Esse é o verdadeiro “poder dos juros compostos”. Naturalmente ela aprenderá que o dinheiro irá trabalhar para ela.
É importante dar exemplos diários de economia e de saber investir. Palavras convencem e exemplos arrastam. Nós repetimos ou repelimos as atitudes de nossos Pais!
Dê liberdade (mas seja mediado) para que as crianças façam suas escolhas quanto ao uso de seus recursos. Pasmem!!! Elas são mais racionais do que pensamos. Parte das compras e pedidos feitos por impulso irão morrer. O desejo continua, mas ele minguará perante à Magia do Rendimento.
Quando o montante investido inicialmente ficar significativo, é hora de investir estrategicamente e diversificar. Renda variável é uma opção! Fundos outra e até previdência no nome deles é possível. Se você não sabe investir, procure um especialista! (ADO; ADO; ADO...cada um no seu QUADRADO)!
Dahlia e Lis optaram por ações. Obviamente, o fato delas me verem todos os dias no mercado e a tela do meu computador sempre brilhando e piscando. Elas também querem desse Doce. E ontem iniciamos com um pequeno lote de 200 ações da MRV3, que fechou em alta de 7,16%, em um dia mais que a rentabilidade anual da renda fixa. SORTE de iniciante ou RECEITA DE SUCESSO?