Educação na palma da mão
A tecnologia marca presença no dia a dia de parte da sociedade ,e, é notável a forte influência dela no comportamento do indivíduo. Inclusive, a nossa relação com o consumo tem se tornado cada vez mais prática e imediatista. Vale lembrar que a internet transformou a comunicação e a educação, pois o receptor agora não é apenas consumidor da informação, mas um agente que tem voz e poder de interferir na transmissão da mensagem.
No Brasil, ainda é grande o desafio quando se trata do acesso à educação a distância(ead), devido à desigualdade social que ocorre de várias formas em nossa sociedade. Nem todos tem a possibilidade de ter as ferramentas que permitem ter acesso à educação na palma da mão. A caminhada é longa, já que não basta ter apenas ferramentas e uma boa conexão com a internet. É necessário uma educação com qualidade, algo que não é a realidade de todos, um fato que dificulta até mesmo na autonomia e disciplina que demanda o ead.
Não basta ter “a faca e o queijo na mão”, outro desafio é saber utilizar as ferramentas, a fim de transformar a vida das pessoas. Vale destacar que o ensino a distância exige uma postura inovadora por parte dos educadores no quesito planejamento e execução de conteúdo. Não é simplesmente passar uma informação, lembra que não somos apenas meros receptores de conteúdo? Por parte da iniciativa pública é necessário mais investimento e reformulação na educação básica aliada com a tecnologia, e, incentivo na qualificação contínua dos profissionais de ensino.
Nesse período de pandemia, pudemos perceber importância da modalidade de ensino a distância. Inclusive, o quanto esse mecanismo é flexível, pois permite assistir aulas no horário e local de preferência, podendo conciliar com outras atividades. Inclusive o ead mudou de papel, o que era alternativa se tornou a solução para não interromper os estudos, até mesmo por conta das medidas de manter o distanciamento social, a fim de conter o contágio do novo coronavírus.
Portanto, mesmo com os diversos desafios a serem vencidos no campo socieconômico, a educação a distância aos poucos têm ganhado cada vez mais espaço. Vale destacar ainda que a ampla fiscalização, a potencialização nos investimentos em tecnologia e no acesso à internet, o diálogo entre governo e instituições são fatores fundamentais, a fim de não só monitorar qualidade e acesso ao conteúdo, mas também estabelecer a credibilidade do ead com o propósito de transformar vidas e contribuir com o crescimento em diversos setores em todo o país.
Atualmente você tem aproveitado para estudar mais? Qual(is) os desafio(s) que você encara ao estudar online? Marque um amigo que também enfrenta desafios no ead.