Educação para o futuro. Mas que futuro estamos construindo?
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" - Paulo Freire
Talvez diante desta perspectiva a educação seja claramente um tema transversal, é pauta de todos. Além de ser fundamental para os educadores clássicos como pais, professores e pedagogos, educação é uma ferramenta de formação de indivíduos em todas as esferas de desenvolvimento de uma pessoa, seja em âmbito profissional, artístico, sensorial, alimentar, político ou qualquer outro. Se tivermos uma visão de futuro, podemos começar a construí-la por meio da educação, da formação individual, a partir do compartilhamento de valores e criação de novos conhecimentos a partir de pontos de vista mais complexos e interessantes.
Educação é uma paixão antiga. Ainda cedo senti a diferença entre ensinar e aprender, quando comecei a dar aula particular para meus amigos de escola, tinha que entender como eles aprendiam para então adaptar minhas explicações, tentando ser didático. Essa coisa de adaptar minha forma de trabalhar para fazer sentido para o outro, ao invés de me enfraquecer por ter que me adaptar a cada vez, curiosamente foi me fortalecendo e me ensinando a ser mais flexível a cada oportunidade. Quando nasceu a apis3, há quase 5 anos, tivemos a oportunidade de criar um evento para trocas de conhecimentos entre uma comunidade de cabeças das mais interessantes a que temos acesso: são acima de tudo pessoas com muitas ideias e com um senso crítico de alto nível. Clientes, parceiros, empresas com quem temos relacionamento, interessados no tema, equipe interna, todos juntos para dividir, discutir e, sobretudo, aprender.
No Polinize contamos com dois momentos fundamentais: a Inspiração e a Polinização. No primeiro ato contamos com apresentações de pessoas com trajetórias marcadas por histórias transformadoras, que podem não estar tão distante de qualquer um de nós. Eles terão entre 20’ e 30’ para dividir pontos de vista e provocar a todos com suas narrativas. Entre os participantes contamos com convidados que são igualmente inspiradores e decisivos em seus ecossistemas, que junto com os palestrantes farão do segundo ato do evento a parte fundamental para que a biodiversidade das ideias seja ampliada e que todos possam voltar para suas casas com uma amplitude de perspectivas sobre o mesmo tema ainda maior. A dinâmica é simples e poderosa: todos vão conversar em pequenos grupos, conduzidos por apis (nossos abelhas), o que motivará discussões engrandecedoras e sem hierarquia, como todo processo de aprendizagem pode e deve ser. Quem tem algo interessante a propor, ganha voz e direciona o diálogo de forma leve e orgânica.
Fazemos isso desde o nascimento da apis3 e nesta quinta edição temos o orgulho de receber três palestrantes: Nathalie, executiva da Somos Educação formada em Wharton, que falará de educação como negócio; Luciano, diretor do Google Brasil com MBA pela FGV, que abordará o tema de educação profissional; e o Gabriel, um empreendedor formado pela Stanford, depois de ter sido aprovado em 16 das 20 principais universidades americanas, para falar de inovação em educação. E em especial, além destas histórias, o que com certeza fala mais alto é o jeito de cada um, o que não é dito. Vocês vão entender.
A ideia é que cada um saia de lá com uma amplitude de diversidade de ideias e pontos de vista muito maior do que antes de chegar. Como o Polinize é um evento realizado pela própria apis3, infelizmente não temos condições de receber a todos como gostaríamos, mas especialmente este ano estamos nos dedicando a ter um registro maior das apresentações e do conhecimento trocado para poder dividir com quem não teve sua inscrição confirmada, demonstrando nossa intenção de dividir mais conhecimento com o meio em que estamos. Será um prazer trocar com cada vez mais gente, então acompanhe pelos nossos canais no LinkedIn, YouTube, Facebook e no nosso site.
A intenção é que, a partir disso tudo, possamos contribuir para novas construções de conhecimento. Sejam todos bem-vindos à polinização!
_____________
William Hertz é sócio-fundador da apis3, consultoria de performance focada em branding, inovação e digital. William é o grande entusiasta por trás do Polinize e a apis3, a empresa realizadora. O evento já teve como pauta diferentes temas com recortes bastante específicos, como “Serviços populares” em 2011; “Empreendedorismo Digital”, quando passamos a fazer parte da Semana Global de Empreendedorismo; “Mercado de Cultura e Música”, pontuando o nascimento da apis3 play; “Marketing Político Digital”, compartilhando aprendizados que tivemos ao liderar a campanha presidencial do candidato Aécio Neves na internet. Neste ano decidimos resgatar este tema tão fundamental dentre os valores da apis3, que é a Educação. Temos nossa iniciativa, a apis3 school, que existe para realizar cursos, workshops e palestras, com a intenção de questionar as coisas como elas estão, aumentar a barra do mercado e incentivar a aprendizagem do que nos propusemos a conhecer mais a fundo.
Quer promover uma nova rotina de educação para a sua equipe dentro da sua empresa? Conheça a apis3 school e entre em contato conosco: contato@apis3.com