A Educação X Emprego
Não é segredo algum as constantes mudanças que vem acontecendo com o avanço da globalização, que torna a concorrência acirrada no mercado, tanto para a organização como para o profissional, exigindo uma diversificação em conhecimento e habilidades.
Segundo o Censo Da Educação Superior 2017 a rede privada continuou com a expansão do número de ingressantes. Com uma variação positiva de 7,3% em 2016/2017, com um crescimento da rede privada de 53,1% no período de 10 anos (2007/2017). Nos programas especiais, quase 75% das vagas oferecidas pelas IES em cursos a distância são cobertas. Nos cursos presenciais essa cobertura é de 21,7%.
No período de 2007 a 2017, o grau tecnológico registrou o maior crescimento em termos percentuais: 119,4% e em 2017 o crescimento foi de 16,2%,
Os cursos de bacharelado continuam concentrando a maioria dos ingressantes da educação superior (60,1%), seguidos pelos cursos de licenciatura (20,1%) e de tecnólogos (19,1%), conforme se observa na imagem abaixo:
A grande demanda e pouca oferta diante da competitividade crescente no mercado fizeram com que as pessoas procurassem mais por formação acadêmica superior, pós-graduação, MBA e especialização.
Uma pesquisa realizada pelo (INEP)instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira aponta um crescimento de 68% em 10 anos de alunos matriculados entre 2007 a 2017, sendo que de 2016 para 2017 houve um crescimento de 8%%, e com maior número em cursos EaD, que oferece flexibilidade.
Empresas startups de marketplace em parcerias com instituições de ensino, o ENEM, programas especiais facilitam o ingresso de muitos nas (IES).
A pesquisa corrobora o aumento da procura por formações intelectuais, mas se desejamos nos manter no mercado de trabalho devemos nos atentar que apenas obter certificados não é suficiente para se tornar um profissional de sucesso, com tantas mudanças a visão das organizações entendeu quão importante o CHA (Conhecimento, Habilidades e atitudes).
Imagem fonte: Google 2018.
Bem verdade que hoje em dia, além do CHA é fundamental também a inteligência emocional, pois é o que diferencia o profissional em excelência, no entanto, se almeja alcançar a alto performance é essencial ter o autoconhecimento, pois é ele que irá permitir o controle diante desafios constantes, entenda que a única certeza que há é a incerteza.
O setor do RH vem sofrendo modificações significativas em 10 anos, antes dominando o departamento de pessoal mais voltado para folha de pagamento, pontos eletrônicos está se tornando desnecessário, causando impacto inclusive na grade curricular do curso de recursos humanos, já que softwares estão substituindo o trabalho humano nesse setor otimizando todo o sistema, e as cobranças são nas estratégias, valorizando o capital humano, com uma visão sistêmica, mais ampla com uma gestão voltada para o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional, e muitas já oferecem plano de carreira, e adere à educação corporativa, investindo em inovação e tecnologia para aumentar as possibilidades de crescimento no mercado. O mercado busca profissionais que tenham empatia, sejam determinados e resilientes, que transmitam confiança e alegria, motivado e engajado seguindo as diretrizes da empresa.
O Mundo está mudando, quebrando paradigmas, e você? Já tentou mudar o caminho sem perder a direção?
O mercado de trabalho necessita de profissionais com conhecimentos e habilidades diversificadas, multifacetados, com especialidades e ao mesmo tempo com capacidade para driblar os imprevistos.
Não espere, faça agora, faça diferente seja criativo, se reinvente!
Referência bibliográfica:
Businnes Partner na Dori Alimentos S.A. | Bacharel em Psicologia
6 aGostei do seu post, trás informações pertinentes. Parabéns.
Engenheiro Químico |Engenheiro de Gente | Carreira para Líderes | Treinador | Empreendedor | Engenheiro de Vendas
6 aMuito bom Cris.