Educar para a Sustentabilidade, o caminho para o desenvolvimento
Imagem de DarkWorkX por Pixabay

Educar para a Sustentabilidade, o caminho para o desenvolvimento

A sustentabilidade é uma das principais preocupações com o futuro. Questões como as emissões atmosféricas, gestão de resíduos sólidos, tratamento dos efluentes e o abastecimento de água, crescimento desordenado das cidades, mobilidade urbana, violência, qualidade de vida e distribuição de renda, dentre outros, são temas diários na mídia e nas discussões e preocupações cotidianas.

A visão de focar no crescimento econômico ilimitado como forma de atender as demandas da sociedade tem se mostrado insuficiente e prejudicial, ocasionando elevados impactos socioambientais negativos, que já começam a cobrar seu preço.

Para reverter esse quadro de degradação das condições da Terra em prover os recursos naturais e os serviços ambientais, torna-se necessário o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias limpas, além da adoção de atitudes e comportamentos responsáveis.

Nesse sentido, educar para a sustentabilidade mostra-se como caminho crucial para transpormos o modelo predatório atual.

A Educação para a Sustentabilidade, ou para um Futuro Sustentável, não é uma nova denominação para a Educação Ambiental, ou uma simples capacitação para o uso de ferramentas de gestão ambiental.

Enquanto a Educação Ambiental enfatiza a relação do ser humano com o ambiente natural e as formas de administrar seus recursos adequadamente, visando a conservação ou preservação ambiental, a Educação para a Sustentabilidade é mais abrangente, abordando, também, os fatores culturais e as questões sociopolíticas e de qualidade de vida.

Educar para a Sustentabilidade estimula a discussão e a compreensão da atual crise socioambiental, desenvolvendo a consciência crítica e um novo modo de pensar e agir, que inter-relaciona os aspectos sociais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais, científicos, tecnológicos e éticos na resolução dos problemas complexos relacionados ao desenvolvimento sustentável.

O tema ganhou ainda mais importância com a declaração, pela UNESCO, da Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, celebrada entre 2005 a 2014, que teve por objetivo integrar as questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável em todos os aspectos da educação e da aprendizagem, visando desenvolver os valores, atitudes, capacidades e comportamentos essenciais para criar uma sociedade sustentável e mais justa para todos.

Para atender a esse objetivo, a Educação para Sustentabilidade deve buscar o desenvolvimento das cinco competências essenciais, conforme definidas por Raufflet, Dupré, Blanchard (2009):

  • Capacidade de imaginar futuro desejável;
  • Pensamento crítico, que questione os atuais sistemas e seus valores;
  • Perspectiva sistêmica, sintonizada com a necessidade de propor respostas para o futuro;
  • Capacidade de construir parcerias e de trabalhar em conjunto; e,
  • Fortalecer os processos decisórios participativos.

Dessa forma, educar para um futuro sustentável é a chave para os desafios do desenvolvimento, possibilitando a transformação de hábitos e práticas individuais e sociais para que atendam às necessidades atuais sem comprometer o direito das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos