A Eficiência na Gestão de Recursos Hídricos: Lições do Projeto Tietê e um pouco além...

A Eficiência na Gestão de Recursos Hídricos: Lições do Projeto Tietê e um pouco além...

A gestão eficiente dos recursos hídricos é um dos maiores desafios que enfrentamos, especialmente em tempos de escassez de água, perdas e desperdício. Ao longo dos meus mais de 40 anos de experiência em saneamento, especialmente na gestão do Projeto Tietê, junto à SABESP, aprendi que a chave para transformar esse cenário está em unir tecnologia e estratégias bem planejadas.

No Projeto Tietê, enfrentamos um grande desafio: reduzir as perdas hídricas, que impactavam tanto a eficiência operacional quanto o custo das operações. Com o apoio de tecnologias como sistemas de monitoramento em tempo real, conseguimos detectar vazamentos de forma rápida, além de otimizar a distribuição da água em áreas críticas. O uso de ferramentas como a de Business Intelligence também foram essenciais para transformar os grandes volumes de dados em insights valiosos, que orientaram nossas decisões estratégicas e melhoraram a nossa gestão como um todo.

Mas, por mais importante que a tecnologia seja, acredito que o sucesso vem de uma abordagem estratégica integrada. Foi fundamental alinhar cada ação aos objetivos de longo prazo, não só para reduzir perdas, mas também para garantir que os projetos tivessem um impacto ambiental positivo e contribuíssem para a sustentabilidade. Trabalhar com a equipe técnica especializada lado a lado com governos, ONGs e as comunidades locais fez toda a diferença na criação de soluções não apenas eficazes, mas também socialmente responsáveis.

Os resultados obtidos no Projeto Tietê e em outras iniciativas me mostraram o quanto podemos alcançar quando trabalhamos de forma colaborativa e com foco em soluções sustentáveis. Reduzir perdas hídricas, otimizar o uso da água e promover práticas ambientais responsáveis não são apenas ações de eficiência operacional; são, acima de tudo, gestos que contribuem para um futuro mais equilibrado ambientalmente e socialmente para todos.

Acredito que, ao unirmos forças, podemos avançar ainda mais e enfrentar os desafios do saneamento com soluções inovadoras e eficazes. Convido você a se conectar comigo para trocarmos ideias e experiências sobre como aplicar essas soluções em grande escala, sempre com foco na sustentabilidade e nos termos das práticas atualmente em uso da ESG, cujos conceitos estão diretamente ligados ao universo dos investimentos, e devem sempre ser elaborados com o equilíbrio dos aspectos ambiental, social e de governança na gestão integrada dos negócios em Saneamento.

#GestãoHídrica #SaneamentoSustentável #Inovação #Tecnologia #ReduçãoDePerdas #Sustentabilidade #ProjetoTietê #Água #EficiênciaOperacional #ResponsabilidadeSocial #Engenharia #Colaboração #ESG

São GAPs como estes que nossos mananciais precisam, pois o cursos de água em grandes cidades estão sempre em áreas de risco, pois os impactos ambientais são muitas vezes imprevisíveis...Precisamos sempre trabalhar alinhados no ESG.

Daiane Porto

Fundadora e Presidente no ITAS | Consultora Técnica de Saneamento e ESG | Assistente Técnica Judicial

1 m

Muitíssimo bom! Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.

Rodolfo Pereira de Souza

Coordenador de Equipes Operacionais no SeMAE com expertise em otimização de processos | MBA Gestão Ambiental.

1 m

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos