Eficiência, também no perfil do LinkedIn
Este LinkedIn que nos acolhe é a maior plataforma de networking profissional do mundo, cujo objetivo é fomentar conexões para o desenvolvimento de carreira de seus usuários. De acordo com dados da Statistica, 40% dos 600 milhões de usuários acessam a plataforma diariamente. Contudo, o uso é moderado: eles passam cerca de 17 minutos no LinkedIn por mês. Isso quer dizer que você TEM APENAS ALGUNS MINUTOS PARA CAUSAR IMPACTO, seja positivo ou negativo.
Selecionei algumas dicas para ter um perfil eficiente no LinkedIn:
FOTO DE PERFIL
Sua imagem deve estar alinhado ao seu objetivo. Se você é executivo(a) ou quer ser, sua foto deve refletir isso. Aquela sua foto saindo do mar ao por do sol – por mais lindos que você e a paisagem estejam – não serve para o LinkedIn. O mesmo vale para fotos de viagem ao lado de pontos turísticos famosos. A menos que você trabalhe com Turismo, melhor deixá-las para o Instagram. Aqui, o que vale é o profissionalismo, inclusive na foto. A iluminação correta (luz do dia), a proporção adequada (close muito acentuado ou muito distante não servem) e atitude condizente (postura física) devem estar de acordo com o trabalho que você tem ou quer ter. Ex.: Se você é professor(a) de yoga, sua imagem precisa transmitir isso: visual sisudo e postura austera vão destoar. Se você é advogado(a) e atua em grandes corporações ficará estranho(a) usando aquela camiseta do final de semana com símbolo “anarquia”.
DESCRIÇÃO
Escreva o que você faz e em qual setor. Ponto. Se está sem emprego, NÃO COLOQUE “Em busca de recolocação” ou qualquer coisa parecida. Isso não chama atenção para suas qualidades – que é o que você quer fazer, certo?
ATUALIZAÇÃO
Você mandaria um CV desatualizado para concorrer a uma vaga? Obviamente, não. Seu perfil no Linkedin é seu CV tornado público. Então, não o deixe desatualizado em hipótese alguma, principalmente se estiver em busca de recolocação. Pesquisas apontam que 95% dos recrutadores buscam candidatos e/ou pesquisam seus perfis no LinkedIn.
Foto, descrição e currículo atualizado: OK. Agora você está pronto(a) para interagir na rede. Certo? Nem sempre. As redes sociais não são todas iguais, cada uma tem uma qualidade, um objetivo e uma linguagem diferente. Misturar as estações pode causar prejuízos.
Você sabe quais são os 3 PRINCIPAIS ERROS que os profissionais cometem no Linkedin?
O Brasil foi 1.o país a testar a ferramenta Stories dessa rede social. Isso mostra que os brasileiros interagem consistentemente com a ferramenta, registrando um aumento de 55% de interações durante a quarentena.
Mas será que, em tempos de home office, todo mundo está fazendo bom uso dessa plataforma? Al Tepper, estrategista britânico de marketing e coach de LinkedIn, aponta 3 erros que você pode estar cometendo ao usar o LinkedIn:
POSTAR CONTEÚDOS IRRELEVANTES: Todo cuidado é pouco ao dar ouvidos à conselhos sobre frequência de postagens para atingir a tal "autoridade". Lembre-se que isso só é construído com conteúdo sólido. Postar qualquer coisa para manter a frequência não funciona.
ENVIAR CONVITES COMO SPAM: Tal prática aumentou extremamente à medida que o home office inflou o desespero comercial das pessoas. Como os encontros presenciais diminuíram ou acabaram, muitas pessoas perderam a noção, enviando convites indiscriminadamente. Pense: Você faria isso se estivesse frente a frente com as pessoas? Esse comportamento pode causar o efeito contrário ao desejado. Fique atento!
USAR O LINKEDIN COMO SE FOSSE O FACEBOOK: No intuito de serem autênticas, muitas pessoas terminam confundindo o propósito dessa plataforma, que é voltada ao mundo profissional. Profissionais choram durante uma reunião de trabalho? Não. Gastam seu precioso tempo reclamando do país, da política, da economia num encontro de negócios? Também não. Cuidado! Humanizar as relações virtuais não significa ser antiprofissional. Agora é a hora de ser mais profissional do que nunca!
Nas palavras do especialista Al Tepper:
“A visibilidade atrai os olhos. A credibilidade traz atenção. E as duas coisas combinadas levam ao potencial que uma rede como o LinkedIn pode ter.”
Levando esses pontos em consideração, todo mundo pode ter um perfil de sucesso no LinkedIn. É só começar!
Gerente de Treinamento • Gerente de Marketing • Marketing Digital • Marketing de Produto • Gerente Distrital • Comercial • Inteligência de Mercado • Treinamento • Coordenação de Treinamento
4 aExcelente artigo Liris Gonçalves. Muitos profissionais só descobrem a real existência do LinkedIn quando entendem o valor da Gerdau, mas ficam desorientados sobre a forma de se navegar por essa plataforma. Artigos como esse, ajudam muito aos "novos entrantes" neste ambiente espetacular.