Ei, vc! Navegue pelo oceano de oportunidades da Comunicação Interna
No artigo de hoje, já deixei meu maior conselho no título. O resto será para explicar o porquê.
Sinto que muitas pessoas ainda estão presas em uma imagem arcaica da área de Comunicação Interna, distribuindo “jornaizinhos”, de forma pejorativa mesmo, como se fosse algo trivial. Pró-forma.
Comunicar faz parte do DNA e é missão da CI, seja por meio de canais online ou offline (devo salientar que esses já são obsoletos). Isso sempre será importante. Mas o potencial da Comunicação Interna vai muito além disso. Você o enxerga?
Nos últimos anos, a CI passou a assumir uma posição estratégica dentro das organizações. Profissionais da área se tornaram, mais do que nunca, essenciais para amortecer as consequências da pandemia e ajudar ativamente na preservação do bem-estar e no engajamento contínuo dos colaboradores.
Algo que vejo cada vez mais necessário é justamente mostrar para esses profissionais o quão importante (para não falar outra coisa...) eles e seu trabalho são para a empresa.
Alguns deles já perceberam isso, e você?
De acordo com a Gallagher, 2/3 dos profissionais de Comunicação Interna acreditavam que seu nível de influência dentro de sua organização havia aumentado ao longo de 2020. Isso é bom, mas vejo um longo caminho (e várias possibilidades) a percorrer e desbravar.
Timing perfeito para navegar
O estudo “Tendências de Gestão de Pessoas em 2022”, feito pelo Great Place to Work, mostrou que a área de Comunicação Interna está em terceiro lugar na lista de maiores prioridades da área de Gestão de Pessoas para 2022.
Inclusive, na edição passada do relatório, CI tinha sido apontada como o principal tema a ser trabalhado em 2021, com 54% de respostas.
Isso é maravilhoso!
Sim, as pessoas estão valorizando cada vez mais o trabalho da CI e, além disso, entendendo quais são os desafios enfrentados pela área (e fazendo algo sobre!).
Recomendados pelo LinkedIn
Vejo esse dado também como a prova de que a Comunicação Interna chegou lá: é uma das áreas que mais impactam no negócio como um todo.
Na verdade, sempre foi, mas o momento de reconhecimento chegou. E essa é a hora de mergulhar no oceano de possibilidades em CI.
Quem não vê o potencial que o comunicador interno e seu trabalho possuem dentro das empresas vai ficar para trás, se já não está.
Impacto no negócio
E quais são essas oportunidades? Quero listar algumas rapidamente alguns papéis que Comunicação Interna pode (e deve) assumir:
1. Como propulsor do engajamento: Pessoas que se sentem mal informadas ou pouco envolvidas com as organizações não darão o melhor de si (tampouco terão vontade de permanecer);
2. Business partner: CI deixou de ser uma mera portadora de informação há muito tempo. Agora, a área deve estar próxima dos outros departamentos entendendo como seu escopo pode potencializar ações e projetos, construindo relações de parceria.
3. Braço direito da estratégia: Essa é bem simples, basta lembrar que Comunicação Interna tem como objetivo aproximar colaboradores e empresas, é o canal que liga esses dois pontos. Então não levar em consideração o trabalho e resultados da área é um tiro do pé (e receita certa para uma estratégia falha).
Vejo essas e outras oportunidades, puxadas principalmente pela digitalização de CI, levando a área a patamares cada vez mais altos.
Inclusive, falei um pouco do assunto com Maria Fernanda Lopes, founder e diretora da Incanto Comunica, vale assistir.
Por isso te convido: vamos navegar juntos nesse oceano de oportunidades? Bora conversar nos comentários!
HR Gente & Gestão | Cultura | Endomarketing |🇧🇷🇵🇹
2 aBeatriz Reis
Bailarino Profissional e Professor de Dança | DRT 0059701 | Transformando movimento em Arte e Inspiração!
2 aEssa leitura fez toda a diferença no meu dia! Muito obrigado!
Comunicação | Marketing | Engajamento & Branding
2 aAmei o conteúdo! O universo da Comunicação Interna tem se mostrado cada vez mais como um aliado não somente entre áreas, mas como a gestão de talentos e orgulho em pertencer. Considero também uma das estratégias principais que determinam o rumo de muitas empresas. 🤗