Ele veio para ficar. Por que o pallet plástico está substituindo o pallet de madeira nas indústrias?
Atualmente o uso de diferentes materiais para soluções logísticas vem crescendo em alguns segmentos da indústria. No entanto, a madeira ainda é a principal matéria prima na fabricação de pallet. Marcando predominância no mercado brasileiro quando comparado aos demais pallets disponíveis no mercado.
Contudo, os pallets de madeira vem sendo gradativamente substituídos por pallets produzidos com polietileno (PE), que justifica-se pela comprovada redução dos riscos de contaminação, menor peso unitário e livres de manutenção, melhorando significativamente a eficiência nas operações logísticas. Considerando esses e seus demais atributos, o pallet plástico destaca-se como solução definitiva, principalmente em indústrias farmacêuticas, alimentícias, químicas e automobilísticas, com altos níveis de criticidade, controle e eficiência.
Ao se comparar seus diferenciais, pode-se afirmar que o pallet de polietileno representa uma solução para as indústrias dos mais variados setores.
Confira abaixo algumas informações referentes as características do pallet plástico:
1. Mais leve
Consideravelmente mais leve que o pallet de madeira, o pallet plástico facilita o transporte e armazenamento de mercadorias.
2. Mais seguro
Por ser um produto monobloco o pallet plástico não possui pregos ou farpas. Desta forma, evita possíveis acidentes no trabalho ou danos às mercadorias. Sua proteção antimicrobiana evita a contaminação de produtos ou embalagens. É ideal para uso e aplicação em áreas limpas nas mais diversas classes.
3. Mais Resistente
Livre de manutenção, o pallet plástico não necessita de reparos e sua vida útil média é superior a 10 anos.
4. Mais Sustentável
Devido a sua longa vida útil, o pallet plástico pode ser reutilizado diversas vezes. E mesmo ao final de sua vida útil, o pallet plástico possui suas vantagens. O produto feito de polietileno é atóxico e totalmente reciclável.