Eles podem ir além!
Alvos elevados para o ensino de adolescentes
Já assistiu aos programas que seus alunos adolescentes mais gostam? Deu uma olhada nos influencers seguidos por eles? Teve a curiosidade de folhear as apostilas escolares, ou de conversar sobre o que estão aprendendo na escola? Já notou a qualidade das músicas que ouvem?
Não é difícil perceber quanto conteúdo fútil e imbecilizante está disponível para essa geração. Parece que a mídia e a escola não acreditam que os adolescentes são dotados de inteligência e capacidade criativa. E, se descuidarmos, na igreja também acabamos cometendo o mesmo erro!
Ainda que os adolescentes estejam acostumados a serem tratados quase como desprovidos de inteligência, nós sabemos que eles foram criados à imagem e semelhança de Deus, e por Ele foram dotados de plenas capacidades para pensar e criar. Por isso, o cristão que ensina adolescentes deve ter alvos elevados. Tente pensar no seguinte:
· Que tipo de homem ou mulher quero que os adolescentes se tornem?
· Que capacidades eles precisam desenvolver para isso?
· Quando eles entrarem na juventude, o que precisam estar aptos a fazer?
· E o que eu, professor de Bíblia, preciso fazer para ajudá-los a alcançar isso?
Recomendados pelo LinkedIn
Se você quer que seus adolescentes se tornem homens e mulheres de Deus, capazes de discernir as coisas espirituais, aptos a estudar as Escrituras, conhecer a Deus, bem como ensinar a outros a Verdade, você não pode perder tempo subestimando a inteligência e a capacidade de seus alunos. Trabalhe para alcançar alvos elevados! Para isso, pense a respeito:
1. Que tal investir mais em ensinar os adolescentes a estudar a Bíblia em vez de fazer todo o trabalho intelectual por eles, gastando a aula inteira para explicar o que eles mesmos poderiam descobrir no texto bíblico?
2. Por que não ensiná-los a ler e interpretar o texto bíblico fazendo uso das famosas perguntas: Quem? Quando? Como? Onde? O quê? Por quê? Também podemos acrescentar outras, como: Qual a causa? Qual o objetivo? Qual o resultado? Como se relaciona com algo que já sabem? Que verdade o texto revela sobre Deus? E sobre o homem? Há nele um princípio ou uma verdade eterna?
3. Além disso, ao explorarem juntos o texto bíblico, você pode conduzi-los a pensar sobre as implicações e aplicações para a vida deles.
Consegue imaginar? Depois de passarem os anos da adolescência sendo desafiados a pensar biblicamente, que tipo de homens e mulheres eles poderão se tornar?
Os adolescentes podem ir além, muito além! Não vamos cair no erro de subestimar as capacidades incríveis que o Senhor deu a eles. Somos chamados para capacitá-los a se tornarem aptos a manusear bem a palavra de Deus, e habilitados para toda boa obra.
Quer ministrar aulas desafiadoras que ensinam os adolescentes a interpretar e aplicar a Bíblia? Conheça a Série Mega Teen. Ela foi especialmente desenvolvida para ajudar você, que aceita o desafio de ensinar com alvos elevados.
Ana Lídia C. Hohne - Cordenadora Editorial da serie Mega Teen