Eles que lutem
Os primeiros campeonatos oficiais de surf surgiram em 1964, sendo o australiano Midget Farrelly, o campeão. O circuito mundial unificado teve início em 1976, com mais um australiano sendo vitorioso, Peter Townend. Nesse mesmo ano, o Brasil teve o primeiro vencedor em etapas, Pepê Lopes, que venceu a disputa no Arpoador, no Rio de Janeiro.
De 1976 até 2010, foram 15 conquistas brasileiras em etapas. De 2010 para cá, foram nada menos que 36 vitórias brasileiras no circuito mundial.
Até o título mundial de Gabriel Medina em 2014, a melhor colocação já alcançada por um brasileiro tinha sido o 3º lugar de Victor Ribas em 1999.
Nos últimos 6 anos, o Brasil levantou a taça de campeão mundial por 4 vezes, com 3 campeões diferentes: Adriano de Souza, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira.
Até 2015, nunca um brasileiro havia conquistado a tradicional etapa de Pipe Masters, na mítica Pipeline, no Havaí. Agora já temos 3 campeões. Conquistamos também a tradicional tríplice coroa havaiana, primeiro com Gabriel Medina em 2015 e depois com Jessé Mendes em 2018.
Depois de anos de domínio dos australianos, americanos, havaianos, depois de anos de injustiças em julgamentos tendenciosos por parte dos juízes, depois de sermos olhados de cima para baixo por atletas, mídia e até o público internacional, alguém ainda duvida que o surfe brasileiro domina o circuito mundial? Agora, eles que lutem...