ELIZABETH II. UMA MARCA PESSOAL FORTE E DURADOURA CONSTRUÍDA AO LONGO DE 70 ANOS DE REINADO
Imagem: Creative Commons

ELIZABETH II. UMA MARCA PESSOAL FORTE E DURADOURA CONSTRUÍDA AO LONGO DE 70 ANOS DE REINADO

Era uma vez uma jovem princesa que quando se deu conta virou rainha...

Elizabeth II, nascida Elizabeth Alexandra Mary, viveu a primeira década de sua vida com baixa expectativa de seu destino e sem saber que viraria rainha tão cedo.

Hoje, aos 95 anos de idade, a monarca mais antiga da história conta 70 anos desde sua coroação e comemora o Jubileu de Platina. Só não superou o recorde mundial atingido pelo rei francês Luís XIV que ficou 73 anos no trono.

Em dezembro de 1936, o pai de Elizabeth assumiu o reinado como Jorge VI. Isso fez de Elizabeth uma sucessora imediata, caso seu pai falecesse ou abdicasse do trono. No dia 6 de fevereiro de 1952, após a morte de seu pai, ela assumiu o trono.

Parece que as grandes marcas são desenhadas antes mesmo de nascerem

A BBC trouxe um recorte muito interessante uma conversa despretensiosa entre as irmãs Elizabeth e Margaret quando souberam que o pai foi conclamado rei:

- “Papai vai ser rei", Elizabeth informou à sua irmã Margaret Rose, de 6 anos, explicando a repentina festa da multidão que se reunia do lado de fora de sua casa em Piccadilly.

- "Isso significa que você vai ser rainha?", perguntou Margaret.

- "Sim", respondeu Elizabeth friamente. "Suponho que sim."

- "Coitadinha de você!", respondeu sua irmã.

Vida longa à mulher que reina sobre 500 milhões de habitantes!

A presença de Elizabeth II na monarquia transmite a sensação de estabilidade e continuidade, elementos vitais para a ordem de uma nação forte.

A primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor, além de Rainha do Reino Unido, chefia mais 14 estados independentes e a comunidade Commonwealth formada por 53 estados e ainda é a Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra.

Durante seu reinado viveu de perto diversos conflitos internacionais, crises políticas, recessões e até escândalos em sua família, mas se manteve firme no trono.

7 lições de branding da monarca mais antiga da história

  1. É adaptável e abraça mudanças - A rainha Elizabeth II liderou o caminho da inovação. Foi um dos primeiros chefes de estado a enviar um e-mail, em 1976. Hoje, a mídia social desempenha um papel significativo na conexão das pessoas com a monarquia e seus compromissos.
  2. Uma líder calma - Durante seu reinado a rainha testemunhou a inclusão de 13 primeiros-ministros, 7 papas e cerca de um quarto de todos os presidentes americanos. No entanto, famosa por seu estoicismo silencioso e espírito inflexível, coragem e diligência, enfrentou desafios em escala pessoal e nacional sem descer do salto.
  3. Liderança pelo exemplo - Elizabeth acredita na liderança servidora, um conceito que a maioria dos líderes nem passou perto, e muito menos segue. A liderança servidora trata o trabalho como serviço e considera o trabalho dos outros da mesma maneira.
  4. Trabalho duro e incansável - Ela trabalha 40 horas por semana, até hoje
  5. Comprometimento - Seu compromisso com o dever a força a manter uma agenda lotada. Empresta seu patrocínio a mais de 600 instituições de caridade, organizações de serviço público e associações militares. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela se juntou ao Serviço Territorial Auxiliar para se tornar uma especialista em mecânica e motorista. Apesar de ser uma rainha, ela treinou ao lado de outras mulheres britânicas.
  6. Curiosidade - A rainha Elizabeth II faz perguntas e tem a mente curiosa, comportamento evidente em suas interações com líderes mundiais e celebridades famosas. Inspiradora, continua a fazer perguntas, mesmo que encontre um membro do público em geral, mas também ouve as respostas com atenção e mostra grande interesse em entender o que ouve porque adora aprender.
  7. Respeita os outros. Ela sempre acredita que o respeito é conquistado. “Respeitar e ser respeitada” sempre foi um de seus lemas.

“Não conheço nenhuma fórmula única para o sucesso. Mas, ao longo dos anos, observei que alguns atributos de liderança são universais e muitas vezes consistem em encontrar maneiras de encorajar as pessoas a combinar seus esforços, talentos, insights, entusiasmo e inspiração para trabalhar em conjunto. – Rainha Elizabeth II (em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas - 2010)

O dom de saber falar e saber silenciar na hora certa

“Enquanto alguns chefes de Estado que chegam a proferir cerca 200 discursos por ano, a Elizabeth fala somente em momentos excepcionais”. A análise foi feita por Reinaldo Polito, escritor, colunista e mestre da oratória. “Pelo fato de a rainha Elizabeth se dirigir ao público apenas em momentos relevantes, seus discursos são ouvidos com bastante atenção, e ela não decepciona. Sem mencionar nenhum aspecto político ou ideológico, fala na hora certa e na medida adequada o que as pessoas precisam ouvir. É a mensagem definitiva, que corresponde bem ao ensinamento que se perpetuou — depois do rei, ninguém fala mais”.

E nós? O que podemos trazer da forte marca Elizabeth II para nossa marca pessoal?

Fontes: branex.co.uk / leaderonomics.com / bbc / economia.uol

Sobre mim 

Catarina de Melo Pierangeli - Jornalista apaixonada pela comunicação ajudando empresas e profissionais a conquistar reputação online e visibilidade. Pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais com mais de 30 anos de experiência em Comunicação Corporativa. Executiva na Pierangeli Comunicação para Negócios, consultora, professora, autora de livros, palestrante, treinadora, ghost writer. Linkedin heavy user e colunista regular do Pulse. Pesquisadora atuante da Comunicação e produtora profissional de conteúdo para diversas empresas , profissionais, marcas e canais.

Assine a news e mantenha contato. Quero te ver por aqui!

Gostou do artigo e acha que ele pode ajudar outras pessoas? Então curta, comente e compartilhe com sua rede de amigos!


Tatiana Vidal

Consultoria de Vendas e Desenvolvimento de Alta Performance Comercial | Treinamento | Vendas | Marketing | Negociação | T&D | Train The Trainer

2 a

Catarina Pierangeli, artigo excelente!!

Catarina Pierangeli, precisa como sempre. Não poderia ter melhor exemplo para mostrar a importância de ter uma marca forte e, principalmente, como trabalhar por ela, mantê-la e dar a ela maior abrangência. E, opinião absolutamente pessoal, penso que o exemplo fica ainda mais importante se considerarmos - de novo, absolutamente pessoal! - o despropósito que é uma monarquia no século 21. Me causam arrepios, a entourage da corte, o beija mãos e por aí vai. O seriado Crown mostrou o calvário que a atual rainha teve que percorrer até romper esses 70 anos. A sensação de inutilidade que ela sentia e as comparações que fazia de si mesma com outras mulheres - Jackie Kennedy, uma delas! - eram de dar dó! Mas, que a marca é forte e duradoura, inquestionável!

Simone Basile, PhD USP

Founder e CEO da Interactti. Mentora e Advisor em Negócios e Startups, Empreendedora, Estrategista, Conselheira, Professora e Palestrante

2 a

Muito bom Catarina Pierangeli . Gostei da abordagem. Inclusive a monarquia traz muita receita para a Inglaterra. Turismo acaba explorando essa oportunidade.

Prof. José Nascimento

Consultor, mentor e escritor Liderança e Comunicação

2 a

Que belo artigo Catarina Pierangeli . E quantas lições da rainha. Obrigado por nos brindar com estas lições .

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos