ELON MUSK
Gênio, bilionário, playboy, filantropo. Essas palavras podem ser usadas para definir o alter-ego do Homem de Ferro, Tony Stark, mas também se encaixam como uma breve descrição para Elon Musk. O empresário sul-africano ficou famoso no comando da Tesla, startup de carros elétricos que já bate de frente com grandes montadoras presentes há séculos na indústria automobilística
Ele criou criou uma nova corrida espacial e operou a maior mudança da indústria automobilística em 100 anos. Agora, pretende revolucionar o transporte público, as viagens aéreas, a internet, e tem tudo pra conseguir.
Elon Musk é hoje um empresário tão admirado como Steve Jobs.
O Modelo Tesla de Negócios
Envolvido em 3 grandes mercados. O modelo de negócio da Tesla é conhecido como Direct-to-Consumer (D2C). Diferente das grandes empresas do setor automobilístico, a Tesla vende seus carros diretamente para os consumidores finais sem usar as tradicionais concessionárias de automóveis.
A empresa nasceu com a missão, ou chamado de Propósito Transformador Massivo, de “acelerar o desenvolvimento do transporte sustentável, trazendo potentes carros elétricos para o mercado de massa o mais rápido possível”. Esta missão serviu como espinha dorsal para o seu sucesso.
Em 2 de agosto de 2006, Elon escreveu um post no blog no site da Tesla revelando seu Master Plan (plano-mestre). Este plano detalhava diferentes fases e estratégias a serem adotadas ao longo do tempo, deixando claro que o modelo de negócio da Tesla seria um modelo mutante.
- Energia Solar com a empresa Solar City.
- Exploração Espacial com a Space X.
- Carros Elétricos com a Tesla.
Ele provou ser mais do que uma mente brilhante, um visionário. Hoje, eu vou apresentar o modelo Tesla de negócios. Que causou uma disrupção no concorrido mercado de carros. E tornou a Tesla uma das empresas de maior valor no mundo.
O Modelo Tesla de Negócios
Parece bizarro, mas não se assuste com a simplicidade desse modelo. São apenas 3 etapas:
- Vender um produto de alto ticket para poucas pessoas.
- Vender um produto de ticket médio para um volume médio de pessoas.
- Vender um produto de ticket baixo para as “massas”.
Ao gerar caixa com a etapa 1, você garante recursos para escalar na etapa 2.
E, da mesma forma, da etapa 2 para a 3.
Simples, não é mesmo? Agora… por que esse modelo é tão eficiente? Apesar da simples ideia, a resposta para essa pergunta provoca ótimas reflexões. Mas antes de compartilhar as 3 lições que aprendi estudando e até mesmo aplicando esse modelo.
A evolução da empresa Tesla.
Como ela vendeu seus carros elétricos seguindo esse simples modelo escalável. Assim, você poderá sentir na prática como ele funcionou tão bem.
Tesla Roadster (2008)
Números do Tesla Roadster:
- Preço: $109.000.
- Produção: 2.450 unidades (edição limitada).
- Cavalos: 288 HP.
- 0-100 km/h em: 3.7 segundos.
- Velocidade Máxima: 200 km/h.
- Alcance: 390 km.
O Roadster foi a estrela da etapa 1.
Esse era o único carro vendido pela Tesla até o ano de 2012. Com um preço acima de $ 100.000, somente artistas famosos, empresários do Vale do Silício e os ricos poderiam comprar. Leonardo DiCaprio e Matt Damon, estrelas do cinema, garantiram os seus Roadsters bem rápido.
Agora… uma nota sobre essa produção limitada. Para uma companhia de carros, vender “apenas” 2.450 carros em 4 anos é um volume muito, muito baixo. Porém, esse era o plano inicial da Tesla ao gerar caixa para sua próxima fase. Baixa produção. Alto ticket. Clientes de valor. Todos os ingredientes que ajudaram a transmitir exclusividade e pioneirismona marca Tesla.
Etapa #2: Um volume médio de produção com um carro vendido a preço médio.
Tesla Model S (2012)
Números do Tesla Model S:
- Preço: $57.400 (entrada).
- Produção: 112.400 unidades.
- Cavalos: 532 HP.
- 0-100 km/h em: 2.8 segundos.
- Velocidade Máxima: 248 km/h.
- Alcance: 470 km.
O Modelo S da Tesla foi o campeão em vendas de carros elétricos em 2015 e 2016 no mundo. Só perdeu para o Nissan Leaf a partir de 2017. O Modelo S, além de popular, também consquistou várias medalhas. Foi eleito uma das 25 melhores invenções em 2012 pela revista TIME. O carro do século pelo site Car and Driver. E recebeu uma nota de 103, acima da nota máxima de 100 pela revista “Consumer Reports”, a nota foi tão alta que a revista precisou subir a barra de qualidade em seus reviews.
Logo, o início da etapa 2 havia sido um grande sucesso, porém, parecia que faltava algo nesse estágio.
Tesla Model X (2015)
Números do Tesla Model X:
- Preço: $80.000.
- Produção: 72.059 unidades.
- Cavalos: 532 HP.
- 0-100 km/h em: 3.2 segundos.
- Velocidade Máxima: 248 km/h.
- Alcance: 411 km.
O Modelo X da Tesla é uma SUV com 532 cavalos que faz 0-100 km/h em 3.2 segundos. Se o Modelo S era um Sedan, faltava uma SUV, categoria também popular de carros para a Tesla. E por esse motivo, o Modelo X foi lançado em 2015 com dois benefícios de arregalar os olhos.
- O carro possui espaço para 7 pessoas (a família inteira + os amigos).
- As portas abrem como asas de um pássaro em direção ao céu (perfeito para vagas apertadas).
As vendas do Modelo X + o modelo S levaram a Tesla a bater a marca dos 25.000 carros vendidos em 2016, como mostra o gráfico abaixo: (em cinza o Modelo S e em azul o modelo X).
Dessa forma, a Tesla conseguiu os recursos necessários para investir na última fase.
E a mais importante fase 3: a produção em massa (escala).
Tesla Model 3 (2017)
Números do Tesla Model 3:
- Preço: $35.000 (entrada).
- Produção: 500.000 (até o fim de 2018).
- Cavalos: 258 HP.
- 0-100 km/h em: 5.1 segundos.
- Velocidade Máxima: 225 km/h.
- Alcance: 500 km.
O Modelo 3 da Tesla foi um sucesso absoluto de vendas. Foram 325.000 reservas em menos de uma semana. Um faturamento (futuro) de $11.4 bilhões. Apesar de ser o carro elétrico mais vendido nos Estados Unidos em janeiro desse ano com 1.875 entregas… Ainda há um enorme gargalo na produção em série do Modelo 3.
Isso levou a Tesla a investir em torno de $5 Bilhões na Gigafactory, em parceria com a Panasonic, no meio do deserto de Nevada, destinada a dobrar a produção de baterias de Lítio do planeta, e apesar de não ter atingido essa meta, já está em operação desde o ano passado.
Sozinha, a Tesla demanda toda a produção de baterias de lítio no mundo.
Somente dessa forma ela conseguirá alcançar a meta de produzir 500.000 carros por ano a partir de 2018. Com a produção em massa garantida, a Tesla completará seus 3 estágios de crescimento e escala. Uma grande evolução desde 2008, quando a empresa tinha apenas uma ideia ousada e um “carro de luxo” para vender. A partir desse ponto, ela poderá diversificar sua linha de carros, assim como entregar melhorias em futuras versões deles.
Bem, com ou sem TESLA o futuro dos carros é elétrico. A França, a Noruega e o Reino Unido já anunciaram que nas próximas décadas vão proibir a produção de carros movidos a gasolina e diesel em seus territórios. Em 2016 a Alemanha, quarta maior fabricantes de carros do planeta, também decretou segundo a casa legislativa, todos os novos carros registrados no país precisarão ser livres de emissões de gases estufa e outros poluentes até 2030. Além dessa medida, a Bundesrat também estimou um prazo de até 2050 para a rodagem de carros movidos com essa tecnologia. Segundo o Electrek, o país vem investindo pesadamente no desenvolvimento de carros elétricos. Atualmente, a Alemanha tem uma frota de cerca de 45 milhões de carros, dos quais apenas 25 mil são totalmente elétricos e 150 mil são híbridos.
Bem, e falando em novidades, a Tesla já tem uma versão melhor preparada para 2020.
Tesla Roadster 2.0 (2020)
Números do Tesla Roadster 2.0:
- Preço: $250.000.
- Produção: (?)
- Cavalos: 288 HP.
- 0-100 km/h em: 1.9 segundos.
- Velocidade Máxima: +400 km/h.
- Alcance: 992 km.
Anunciado no final do ano passado após quase 10 anos do lançamento original do Roadster. Sua nova verão vem turbinada para se tornar o carro mais rápido do mundo. Chegando em 100km/h em menos de 2 segundos. E também irá se tornar o carro elétrico com o maior alcance sem precisar recarregar suas energias. Uma máquina que impressiona. Esse foi o carro usado pela Space X no lançamento do foguete Falcon Heavy.
A Space X é uma empresa do Elon Musk com o objetivo de tornar a vida multi-planetária. O carro foi colocado dentro do foguete e liberado em pleno espaço. Uma visão marcante sobre o que nós seres humanos somos capazes de atingir quando temos um objetivo claro.
A imagem abaixo diz tudo:
Starman no espaço dentro do seu Tesla Roadster 2.0.
Bem, mas não para por aqui, ainda nem falei do Roket Airlines, do Caminhão Elétrico (Semi), nem do Hyperloop e do Sistema Loop (complexo de túneis) onde Musk quer revolucionar o metrô e as avenidas, com uma escavação só, assunto para os próximos artigos. O mais interessante é, que o BRASIL foi um dos países escolhidos pela empresa Americana HyperloopTT que montou seu centro de pesquisa em Contagem (MG) com o apoio do governo de Minas, para desenvolver ali uma versão de Carga do Trem Tubular (Hiperloop Cargo).
A quem interessar mais, foi publicada na revista Super Interessante, edição 388 uma matéria sobre o Futuro, segundo Elon Musk. E quem quiser entrar mais a fundo sobre Elon Musk, recomendo o livro escrito por Ashlle Vance.