Em Busca de Recolocação!

Em Busca de Recolocação!

Como configurar um perfil Campeão.

Como sabemos, o número de desempregados no país é muito grande e aqui no #Linkedin temos apenas uma amostra deste contingente de desempregados.

Como posso te ajudar?

Meu objetivo com este artigo é compartilhar com vocês algumas dicas para melhorar a visibilidade do seu perfil no #LinkedIn, mas quero deixar claro desde já, que não existe fórmula mágica e este trabalho vai demandar de @Você #dedicação, #autoconhecimento, #constância, #foco e #colaboração.

Compete exclusivamente a você a vontade e a determinação em buscar pelo reposicionamento e maior visibilidade para o seu perfil.

Vai demandar tempo
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Diferente do #Facebook, #Twiter e #Instagram, apenas para citar as 3 redes sociais mais conhecidas, onde você abre a conta e já sai interagindo, o #LinkedIn não é tão intuitivo e você precisa, inicialmente, preencher os dados do seu perfil. Além disso, existe um série de parâmetros a serem ajustados, por isto gera alguma dificuldade. Mais adiante explicarei ...

No momento que você decide que vai ter o perfil na maior plataforma profissional do mundo, o ideal é que você aprenda e estude, pois esta postura já revelará quem é você profissionalmente.

O primeiro erro que você pode cometer no LinkedIn é acreditar que a ferramenta é apenas uma plataforma de currículos online, que basta apenas cadastrar o seu currículo, tal como se faz nos sites das empresas e ficar esperando ser chamado. Esta postura vai durrubar drásticamente suas chances.

Quem a usa o LinkedIn de forma estratégica e consciente, obtém resultados fantásticos.

Se você está em busca de recolocação, o seu atual "trabalho" será escavar o #linkedIn em busca destas oportunidades, e é nesse momento da sua jornada que eu vou tentar ajudá-lo.

Qual a importância de ter um perfil no Linkedin?

  1. A única rede social com objetivo profissional do Mundo, foi criada em 2003 e comprada pela Microsoft em 2016. O objetivo do Linkedin mudou muito ao longo dos anos e hoje podemos dizer que seu objetivo principal é reunir profissionais do mundo todo, interessados em:
  • Parceiras de negócios;
  • Venda de produtos;
  • Compartilhamento de conhecimento;
  • Vitrine profissional;
  • Contratar novos colaboradores.

Veja estes numeros!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  1. Sobre recrutadores de empresas: 42% das vagas do Brasil não são publicadas em sites, os recrutadores usam a plataforma para encontrar perfis com maior nível de alinhamento com vaga.
  2. Sobre Headhunters: 55% das buscas vem do Networking e de buscas no Linkedin.
  3. Sobre C-Level: Na plataforma você tem acesso direto ao perfil das pessoas que têm poder de decisão, quer seja para comprar um produto, quer seja para fazer uma contratação.
  4. Vitrine profissional:Seu currículo é apenas uma parte da sua jornada, no Linkedin ele pode ser mais completo e falar mais sobre você.

O que é um perfil Campeão?

O Linkedin considera como campeão, o perfil onde todos os campos foram preenchidos, mas recomendo que você peça para os amigos validarem se todas as informações foram inseridas, se não há erros de português e, principalmente, se o texto causa curiosidade e empolgação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

* Todo ajuste no seu perfil no LinkedIn deve ser feito clicando no icone do lápis.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

ITENS DO PERFIL

1. Foto do Perfil e Capa

Tenha uma boa foto.

Que mensagem profissional você deseja passar com sua foto?
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Esta é a pergunta que você deve se fazer antes de escolher a sua foto do perfil.

Ela precisa transmitr uma imagem profissional, de confiança e receptividade. Claro que vai do objetivo profissional de cada um, mas em linhas gerais, você não precisa ter uma foto feita por um fotógrafo profissional. Ela precisar refletir a imagem que você deseja transmitir para as empresas ou possíveis parceiros de negócio.

Nunca use foto na praia, sem camisa, de biquini, óculos escuros, copos na mão, fumando, em ambiente escuro ou que não seja possível ser identificado. Também não é ideal fotos com animais a menos que você seja, por exemplo, um veterinário(a).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por falar em profissiões que exigem algum tipo de equipamento ou uniforme, você pode ter uma foto usando EPI, roupas de ginástica, palestrando, etc, refletindo assim o seu dia a dia.

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, portanto não deixe faltar um sorriso no rosto!

Aqui vai uma dica importante. Lembre-se sempre de ir em configurações e permitir a exibição da sua foto de perfil. Seguindo a sequência abaixo, vá em:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Configurações de privacidade;
  • Editar seu perfil público;
  • Visibilidade do seu perfil público;
  • Foto de perfil;
  • Coloque como público.


Os usuários com fotos de perfil obtêm até 21 x mais exibições e 9x mais solicitações de contato.


2. Título

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Pode não parecer, mas este é o campo mais importante do seu perfil, principalmente para quem está em busca recolocação.

Os recrutadores e os headhunters usam a ferramenta do Linkedin para fazer a pesquisa por candidatos, aqui cabem dois pontos importantes:

  • O mecanismo de busca usa o conceito de palavras-chaves, por isto é importante usar no título e na descrição do seu perfil todas as palavras que sejam importantes para a sua profissão, como: Analista de RH, Engenheiro Civil, Consultor de TI;
  • IMPORTANTE - Nunca use no seu perfil nomeclaturas do tipo: Em busca de recolocação, desemprego, procurando empresa ou disponível. Pode ter certeza que recrutadores jamais buscam por estas palavras.

3. Localidade

Como disse no ítem anterior, os recrutadores usam os mecanismos de busca do LinkedIn para encontrar o seu perfil e um dos critérios usados pode ser a cidade ou o estado, por isto este campo é tão importante, além disso existe um bug no LinkedIn em que:

  • Ajustes em outros parâmetros podem zerar a localidade e deixá-la apenas como Brasil;
  • Alguns perfis ficam "cravados" com a cidade de Araruama.

Verifique sempre a sua localidade.

Você vai encontrar a localidade em:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Visualizar perfil
  • Lápis de alteração para - Adicionar seção ao perfil

4. Sobre

Na seção "Sobre", a ideia é que você faça uma apresentação sua como profissional.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Solte a criatividade e faça quantas revisões entender necessárias. Peça a opinião de seus amigos pois, tal como sua foto, esta será a primeira impressão sobre o profissional que você é.

Gere a curiosidade nas pessoas para que elas conheçam mais sobre o seu perfil.

5. Interesses de Carreira (Se você não está buscando Recolocação, pode pular esse item)

Como os recrutadores sabem que estou buscando vaga?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Existe um botão que você pode deixar ativado quando estiver buscando uma oportunidade.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Existe um espaço para você deixar uma nota para os recrutadores e abaixo o combo onde você escolhe o modelo de procura.

  1. Sua procura por emprego está em qual estágio? Candidatando-se ativamente /...
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  1. Quais são os cargos de seu interesse: Clique no "+", para colocar mais cargos além daqueles que já foram definidos no seu perfil.
  2. Onde você gostaria que seu próximo emprego fosse localizado?
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  1. Quais tipos de vaga interessam
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


6. Experiência

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Descreva todas as suas experiências profissionais, mas sempre tomando o cuidado de colocar no texto as palavras-chaves da sua profissisão. Lembre-se que estas palavras podem ser utilizadas pelos recrutadores quando estes estão em busca de um perfil mais específico, por exemplo: SAP módulo HR.

Cada experiência relacionada deve conter as datas de entrada e saída e as atividades desempenhadas na empresa. Não se preocupe com a ordem, o LinkedIn faz a ordenção pelas datas que você inseriu.

Você pode criar uma experiência na empresa EM BUSCA DE RECOLOCAÇÃO, na data de início coloque a data de saída da última empresa, nos cargos, colocar aqueles que você está buscando.

Ter os campos de experiências preenchidos gera:

5 x mais pedidos de conexão;
8x mais visualizações no perfil;
10x mais mensagens inbox.

7. Formação

Inclua a sua formação acadêmica, incluindo graduação, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado ou especialização.

Os recrutadores também usam as informações contindas nestes campos para chegar ao candidato ideal, por exemplo: formação em engenharia aeroespacial.

8. Certificados, Licenças, Cursos e Trabalhos Voluntários

Todos os seus cursos extra-curriculares, certificações e certificados de participação de eventos devem ser incluídos neste campo.

Os Perfis com informações sobre educacão, cursos ou certificações tem até:

11x mais visualizações;
6x mais solicitações de conexão.

O voluntariado pode ajudar a justificar um intervalo de emprego ou um início de carreira, demostrar compromisso social, desenvolver novas competências e/ou ganhar recomendações,

9. Competências e Recomendações

Você pode inserir até 50 competências, estas competências além de também serem usadas pelo recrutador na busca pelo candidaro ideal, também são usadas pelo próprio LinkedIn para determinar o quanto seu perfil atende a uma candidatura para uma determinada vaga.

Perfis que adicionam 5 ou mais competencias têm:

até 17x mais visualizações e;
são 27x mais propensos a serem encontrados pelos recrutadores.

As Recomendações Detalhadas são importantes porque valorizam a sua trajetória profissional e servem de prova social da sua competência.

Vale ressaltar o seguinte:

Ter o perfil campeão é apenas o primeiro passo para início da sua jornada pelo Linkedin, considere que você se mudou recentemente e está apenas tirando as coisas da caixa e colocando no seu lugar.

A partir de agora começa a sua trajetória dentro do seu objetivo, mas isso já será tema para outro artigo.

Sobre o autor:

@wagner nagy é Bacharel em Ciência da Computação pela FASP, Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e com MBA em Gestão de TI pela USP / FEA / FIPECAFI, possui certificado PMP pelo PMI e ITIL Foundation pela EXIN.

Profissional com mais de 25 anos de experiência no segmento de TI, com gestão de ambiente de TI e projetos estratégicos em operações de TI, com passagens por empresas de diversos segmentos tais como: Tecban, Amazônia Celular, Primesys (Telesp Celular), TV Cidade, Fidelity, Alelo, SKY e Edenred.

Nos últimos anos tem se dedicado a gerenciar projetos estratégicos relacionados à Governança em TI e na adoção de boas práticas de Gerenciamento de Serviços, ocupa cargos de Gerente de TI e Gerente de Projetos.

Apaixonado por tecnologia e inovação, teve a feliz oportunidade de trabalhar em grandes empresas que sempre investiram massivamente em tecnologia, o que lhe permitiu estar em constante contato com o que há de mais moderno neste mercado.

Marcos Wanderley

Representante de vendas (Autônomo)

5 a

O artigo é fantástico, mas se vc tem mais de 40 anos até com essas ações fica difícil a recolocação.

Andréa R.

Estudante de Engenharia da computação EAD Descomplica

5 a

Obrigada Renata 😉

Jessica Cruz

Analista de Benefícios | Consultoria | Especialista- Corretoras de Seguros | Relacionamento | Experiência do Cliente | Gestão de Benefícios - Operações RH

5 a

Muito bom esse artigo! Parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos