Em que nível de consciência sua empresa se encontra?

Em que nível de consciência sua empresa se encontra?

Inspirado na pirâmide de Maslow, Richard Barret, um dos maiores especialistas em Cultura e Liderança do mundo, criou o modelo dos Sete Níveis de Consciência, que é usado para entender o estágio atual de consciência de indivíduos, grupos, organizações e nações. Baseado neste modelo, ele desenvolveu instrumentos de medição para apoiar os processos de mudança, especialmente os de mudança cultural.

Cada nível da pirâmide representa um nível de consciência, que é formado por Valores e Necessidades específicas, e diz muito sobre a “lente” pela qual vemos o mundo.

Os níveis 1,2 e 3 correspondem às nossas necessidades básicas- Sobrevivência, Relacionamentos e Auto-estima- e os níveis 5,6,7 correspondem às nossas necessidades de crescimento- Coesão interna, Fazer a diferença, Serviço. O nível 4 corresponde ao nível da Transformação e é a ponte entre os níveis inferiores e níveis superiores – os quais Richard Barret chamou respectivamente de níveis do ego e níveis da alma.  

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

Nos estágios iniciais mantemos o foco em suprir nossas necessidades de segurança, de pertencimento e de auto-estima: o que chamamos de fase do auto-domínio.

Quando sentimos que a maior parte destas necessidades já está suprida, abrimos espaço para o novo. Normalmente isso acontece durante algum processo de mudança que nos tira da  zona de conforto, como por exemplo: a saída de um trabalho, a promoção para uma nova função, uma mudança de país, uma doença ou o nascimento de um filho. Neste estágio de transformação mudamos nossa visão de mundo e consequentemente podemos passar a priorizar outros valores. Este é o estágio 4, o qual nos facilita a  entrada no estágio de coesão interna (5), que é onde identificamos nosso propósito e vivemos de acordo com nossos valores. Nos estágios finais (6 e 7), como já estamos “bem resolvidos” por dentro, voltamos o foco para fazer a diferença no mundo e podemos dedicar mais tempo para o serviço altruísta.

Os indivíduos e organizações saudáveis operam nos 7 níveis. A organização focada apenas no lucro não está atenta à sua contribuição social, assim como a organização focada apenas na contribuição social pode ir à falência por perder de vista os aspectos básicos de sua sobrevivência como a estabilidade financeira e a excelência operacional. O mesmo acontece com o indivíduo.

E a entropia cultural?

Nesta metodologia de cultura organizacional também mensuramos os valores positivos e os valores limitantes de cada indivíduo e organização, e a partir disso mapeamos a Entropia Cultural – que são as forças que inibem o desempenho e o crescimento da empresa. Nos processos de transformação, buscamos diminuir o nível de entropia eliminando ou minimizando estes valores limitantes, que na prática se traduzem em comportamentos disfuncionais, tais como fofoca, culpabilização, excesso de controle e burocracia, competição exagerada, vaidade, silos, disputa de egos, etc.

Os 7 níveis de consciência pode ser usado em processos de cultura, coaching e desenvolvimento de times.

Se interessou pelo tema e quer se aprofundar? Você encontra mais informações no livro “Organizações dirigidas por valores”, de Richard Barret.

 

Eu sou Joesse Queiroz, Coach Ontológica e consultora nas áreas de Cultura, Liderança e Desenvolvimento de Times.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Joesse Queiroz

  • Como anda seu time em cada um destes atributos?

    Como anda seu time em cada um destes atributos?

    Funcionar efetivamente como um time, gerando resultados e cuidando das relações simultaneamente, é um grande desafio…

  • Você conhece a CNV?

    Você conhece a CNV?

    A CNV (Comunicação Não Violenta) é uma abordagem de comunicação criada pelo americano Marshall Rosenberg e usada em…

    2 comentários
  • Tenha clareza de seus objetivos antes de investir em um team building

    Tenha clareza de seus objetivos antes de investir em um team building

    Um dos meus principais trabalhos como consultora é facilitar conversas dentro de um time. Resolver problemas via um…

    5 comentários
  • Pessoas, empresas e sementes

    Pessoas, empresas e sementes

    Eis a história. Um homem sentia-se infeliz com a sua empresa – sabia que ela podia ir além, mas não sabia o que fazer…

    10 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos