Em tempos de Coronavírus, 4 dicas sobre gerenciamento de crise
Nosso mercado é extremamente competitivo e altamente conectado. E os consumidores estão mais empoderados e exigentes do que nunca.
Com esse panorama, compreende-se que a imagem de uma empresa tenha um poder muito maior sobre os seus resultados. E nenhum negócio está imune a uma crise. O importante, portanto, é saber o que fazer para evitá-la e, no caso de haver problemas, para preservar a imagem da empresa ou da marca junto ao seu público.
Afinal, nenhuma companhia quer ser desvalorizada no mercado, olhada com desconfiança por clientes e colaboradores ou, até mesmo, correr o risco de fechar as portas.
Confira, então, quatro dicas para preservar a boa imagem da sua empresa.
1.Gerenciamento de crise: monitore tudo e esteja preparado
Podemos dizer que um bom gerenciamento de crise começa, justamente, por um monitoramento eficiente de notícias sobre a companhia ou sobre assuntos que possam interessar, de alguma forma, aos negócios.
2. Aposte na transparência
A verdade é a melhor política. Por isso, seja sempre transparente. Pior do que falarem mal do seu produto ou serviço por um problema que pode ser resolvido é ficar com fama de ser uma empresa desonesta.
Portanto, não se esconda.
3. Responda a todo e qualquer cliente em todos os canais
Um gerenciamento de crise eficiente exige pronta e ampla resposta.
Antecipe-se e comunique ao público o que ocorreu, antes mesmo que comecem a ‘pipocar’ reclamações na internet.
4. Gerenciamento de crise: preste atenção mesmo depois
Sua empresa enfrentou um problema e precisou aplicar o gerenciamento de crise eficiente para conter os danos.
Assim, passada a turbulência, é preciso continuar o monitoramento do mercado em busca do que está sendo comentado sobre a empresa após o momento mais crítico.
Com isso, você consegue entender o quanto a instabilidade impactou a sua empresa.
E aproveita para aprender ainda mais.