Em tempos de Sustentabilidade em alta, como fazer uma boa Black Friday?

Em tempos de Sustentabilidade em alta, como fazer uma boa Black Friday?

A Black Friday é o maior evento de venda do varejo. O objetivo é estimular o consumo de uma forma um tanto quanto desenfreada, fazendo com que o consumidor não queira perder nenhuma oferta.

Foi criada nos Estados Unidos, na década de 80, e é celebrada na quarta sexta-feira de novembro, um dia após outro importante feriado para o consumidor americano: o Dia de Ação de Graças. Também é conhecida como o dia de abertura das compras de Natal.

Por isso é uma data tão desafiadora para todos os profissionais do varejo. No Brasil, a estratégia precisa estar definida praticamente após o "Dia das Mães" e de Maio até Novembro, todos os outros times passam a trabalhar para conseguir um grande objetivo: o maior volume de vendas, concentrados em 4 dias: a Black Friday inicia-se na sexta-feira à meia-noite e as promoções terminam com a Cyber Monday, na segunda-feira.

Este ano, ainda temos uma Copa do Mundo ocorrendo ao mesmo tempo. Na minha opinião foi um casamento perfeito, principalmente, para o varejo de eletrônicos (quem não quer aproveitar e comprar uma TV melhor para assistir aos jogos?), como também para o varejo alimentar (cada jogo da Seleção, certamente impulsionará encontros, churrascos, happy hour e mais consumo de alimentos e bebidas).

Bem, do outro lado dessa história, temos um tema bastante aquecido: a sustentabilidade. Todo mundo já sabe que é necessário que a humanidade faça alguma coisa, pois somos 8 bilhões de seres humanos vivendo no mesmo planeta e produzimos resíduos, consumimos freneticamente, deixando a Terra doente e inabitável para as futuras gerações. A pauta é uma das principais preocupações das novas gerações e é uma das razões que fazem as empresas hoje em dia trabalharem este tema com muito mais atenção, pois precisam mostrar para esses consumidores que estão em sintonia com os valores deles.

Então, a pergunta que mais me fizeram no último mês foi: "Como fazer uma Black Friday sustentável?"

Primeiro, vamos analisar o macro-ambiente? Com a hiper-inflação, a guerra da Ucrânia e todo o cenário econômico instável, é provável que as pessoas procurem melhores ofertas para de fato consumirem, portanto há grandes chances dessa Black Friday trazer resultados históricos. Eu sei, é difícil de entender.

Não seria mais fácil pensar que as pessoas irão evitar gastar? Pode até ser. Mas, somos movidos pelas nossas emoções. O consumo indulgente, isto é, aquela compra para preencher outra coisa (um vazio, uma solidão, uma irritação, uma conquista...), geralmente, leva vantagem em relação ao consumo racional, o que te faz evitar consumir, pelo medo do que vai acontecer no futuro incerto. A lógica é mais ou menos "apocalíptica": se eu não sei o que vai acontecer no meu futuro, então vou aproveitar as recompensas tangíveis do meu presente. E é aí que mora a oportunidade para a Black Friday ser um sucesso.

O consumo excessivo e o comportamento de compra desenfreado que essa data provoca nas pessoas traz consequências preocupantes para o meio ambiente e as alterações climáticas. Além disso, o aumento das emissões de CO2, os produtos de plástico e tecnológicos, não ajudam a fazer deste evento, uma data sustentável. Se pensarmos então na quantidade de embalagens produzidas, aí a gente já coloca a música do Aerosmith, no filme Armageddon, e espera o fim do mundo chegar!

Mas, pensando no futuro da Amélie e das próximas gerações (eu não vou desistir da humanidade), consegui encontrar algumas dicas para tornarmos a Black um pouco mais Verde.

1. Consumo responsável e processo de trocas e devoluções

O problema do consumo impulsivo é que ele gera arrependimento também. E aí, na hora de devolver, há impacto nas emissões e gases de efeito estufa. O fato de ter pago um baixo valor em determinado produto, dá "menos culpa" para descartá-lo mais rápido, o que traz um acúmulo de resíduos.

As lojas online podem priorizar em seus planejamentos futuros ações mais resolutivas para que evite devoluções. E o investimento para isso é baixo: um maior detalhamento do produto que estão vendendo, informações mais precisas na apresentação do produto e, por que não, estimular a consciência do seu consumidor quanto ao impacto de uma devolução no meio ambiente? Pode parecer uma estratégia arriscada para as vendas mas, se você pretende engajar com os consumidores da nova geração, pode ser um diferencial fundamental para que eles optem pela conversão com você e não com o seu concorrente.

Por exemplo:

“Caro cliente, especialmente na Black Friday, as compras online causam muitos resíduos de embalagens e emissões de CO2 causadas pelo transporte das mercadorias. Considere isso antes de concluir sua compra e ajude a garantir compras responsáveis na Black Friday. Para você e nosso planeta.”

2. Logística mais inteligente e eficiente

Conta pra mim, quanto você investiu esse ano para criar uma operação de entregas das mercadorias que optassem por rotas que produzam menos emissão de carbono? E quanto você vai incentivar o seu consumidor por escolher um meio de entrega que impacte menos o meio ambiente?

É importante enfatizar que a tendência para entregas imediatas é a mais intensiva em CO2 e deve ser evitada, quando possível. Prazos de entrega mais longos, gera mais ansiedade mas, pode ser uma alternativa ecológica. Como transformar o sentimento de ansiedade de recebimento da compra em orgulho por estar fazendo a sua parte para melhorar o Planeta?

3. Ressignifique a importância de Assistências e Garantias

Assistências técnicas, garantias estendidas e reparos tem uma rentabilidade excelente para o varejo e é possível você estimular o seu consumidor a utilizar mais esses serviços. Além de ser disruptivo. Imagina um banner desses num e-commerce em plena sexta-feira "Repare em vez de comprar novo." Seria lindo de ver.

Os equipamentos eletro-eletrônicos devem ser usado o maior tempo possível, contrariando a lógica da obsolescência programada. Dei uma pesquisada na internet e uma máquina de lavar de longa duração, produz quase 1.100kg a menos de CO2 em um período de 20 anos do que uma de curta duração. Isso significa quase 30% a menos de emissões de gases de efeito estufa. Então, por que não colocar esse tipo de informação para o consumidor considerar esse dado na hora da conversão?

Se até aqui você não conseguiu achar uma maneira de tornar a Black Friday sustentável, existe a opção de fazer uma parceria com empresas de compensação de pegadas de carbono: um link no e-mail de confirmação de compra do seu consumidor, direcionando para que ele compense as pegas de carbono daquela transação já é alguma coisa para esverdear a sua Black.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mariana Cerone

  • A força por trás da vulnerabilidade

    A força por trás da vulnerabilidade

    Recentemente, vivi uma situação que muitas pessoas prefeririam manter em silêncio. Algo delicado, íntimo, e que, na…

    4 comentários
  • Sobre Ser Grata (mesmo nos dias difíceis)

    Sobre Ser Grata (mesmo nos dias difíceis)

    Essa semana celebra-se o Thanksgiving, o famoso Dia de Ação de Graças. E, embora esse não seja um feriado oficial no…

    3 comentários
  • Sobre Expectativas

    Sobre Expectativas

    Essa semana foi difícil. Com uma agenda cheia de viagens e compromissos de trabalho, precisei deixar a Amélie com a…

    9 comentários
  • Você não pode tratar sua equipe como filhos?

    Você não pode tratar sua equipe como filhos?

    Pelo menos foi isso que ouvi durante boa parte da minha vida profissional. Feedbacks de lideranças que se incomodavam…

    5 comentários
  • Equidade de Gênero Começa em Casa

    Equidade de Gênero Começa em Casa

    Nós, mães, carregamos um papel fundamental e transformador. Não apenas na criação de nossas filhas, para que se tornem…

    12 comentários
  • Pela última vez

    Pela última vez

    A Maternidade tem o poder de nos ensinar tantas lições profundas sobre a vida, mas uma das que mais tem me tocado nos…

  • O Fabuloso Destino de Amélie: Pequenos Gestos e o Propósito de Vida

    O Fabuloso Destino de Amélie: Pequenos Gestos e o Propósito de Vida

    Ontem, 29 de agosto, foi um dia especial para todos que, assim como eu, se encantaram com o filme “O Fabuloso Destino…

    1 comentário
  • A Magia dos Avós

    A Magia dos Avós

    Neste Dia dos Avós, quero compartilhar com vocês a importância inestimável dos avós na vida de nossos filhos. A Amélie,…

    1 comentário
  • O Mundo não está preparado para se relacionar com as "Mulheres Alpha"

    O Mundo não está preparado para se relacionar com as "Mulheres Alpha"

    Caro leitor, confesso que a pauta programada para esta edição era sobre o "perrengue" de ser Mãe e ficar doente. Na…

    8 comentários
  • Mais Empatia no Ambiente Corporativo, por favor.

    Mais Empatia no Ambiente Corporativo, por favor.

    Tem aquela frase que diz que "Quem vive de passado é Museu" mas, não é verdade isso na prática, né gente? Quantas vezes…

    7 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos