Em terra de cegos quem faz conteúdo é rei
Se em terra de cegos quem tem um olho é rei - como diz o velho ditado -, e o conteúdo é rei (content is king) - como diz uma expressão em marketing de conteúdo -, quem não investe em atrair público por meio de informação de qualidade na web é um dos cegos.
No Brasil ainda é muito pouco praticado o marketing de conteúdo (inbound marketing, branded content ou content marketing no inglês). Nos Estados Unidos, por exemplo, é o tipo de conteúdo que as empresas mais produzem.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é a produção de conteúdo de qualidade que seja de interesse do público-alvo da empresa, com alguma finalidade por trás: atrair visibilidade à marca ou produto/serviço, leads (potenciais clientes) e conversão destes em clientes.
O conteúdo é mais produzido em blogs, mas também em infográficos (que estão inseridos no blog), mídias sociais e vídeos, e pode envolver-se em e-mail marketing e eventos.
Posso só tentar converter leads em clientes?
Ao meu ver, esse trabalho deve andar de mãos dadas com a estratégia de marketing de um lado (visibilidade, atração ou conversão) e com o bom senso do outro, para que o alvo seja sempre corresponder ao que o público busca. Ele deve ser o seu foco.
O que quero dizer é que, se você tem a estratégia de só oferecer seu produto em todo conteúdo que produz, está fazendo isso errado.
Imagine que você é parte do público que uma empresa quer alcançar (com certeza é, e de várias): você vai levar a sério o conteúdo que está claramente querendo empurrar um produto ou serviço, com dizeres de "compre agora", ou informações relevantes e interessantes que acrescentaram algo a você?
O fato é: não queira só ganhar e não dar nada em troca. Se você publica informação relevante, é pago com confiança e lembrança do público. Assim, quando ele precisar, irá se lembrar de você, porque confia que você é o melhor - você o convenceu por meio do conteúdo.
Seja sutil em seu conteúdo. Dê informação gratuita e ofereça um material especial também gratuito por meio de preenchimento de um formulário - onde você gera leads para conversar com eles de forma inteligente, por meio de e-mail marketing bem trabalhado e oferecimento de algo exclusivo ou descontos. Faça linkagens internas com outros conteúdos relevantes seus.
Ofereça seu produto ou serviço na sidebar do site, na home e em páginas destinadas exclusivamente para venda. No lugar do conteúdo, prevalece o conteúdo. Não engane seu público.
Com conteúdo de qualidade, você se torna referência no assunto que aborda e ganha credibilidade. E nada melhor que essa confiança do público e do mercado para gerar vendas e negócios.
Não há regras para produzir o marketing de conteúdo, mas como tudo na vida, devemos ter bom senso. Tenha um norte do marketing, e navegue no caminho do que o seu público busca.
Você pode demorar um pouco mais para chegar ao seu destino, mas chegará, e com a experiência de ter conquistado áreas de um oceano que não iria conquistar tentando ir direto ao ponto.