EM TERRA DE WHATSAPP QUEM TELEFONA É MAL EDUCADO
Em terra de whatsapp quem telefona sem avisar é considerado invasivo nos dias de hoje, não é mesmo?
Estava eu navegando pelo facebook e me chamou a atenção um vídeo da Fernanda Montenegro com sua filha falando sobre a internet com o Pedro Bial no GNT.
Ela estava falando que não usava as novas tecnologias e que hoje em dia ela soube que era considerado falta de educação quem telefona para a outra pessoa diretamente antes de mandar mensagem.
Então Bial disse: É a nova etiqueta, pedir permissão antes de telefonar.
E eu fiquei pensando sobre o assunto.
Eu tenho 35 anos e peguei no decorrer da minha vida a época do telefone fixo e dos celulares nokia sem aplicativo nenhum, ou seja, apenas joguinhos. Ficava horas com minhas amigas conversando pelo telefone antes da chegada dos celulares. Fui ter meu primeiro celular quando estava no primeiro ano do segundo grau, mais ou menos. Mas mesmo assim eu usava mais para joguinhos, pois não haviam muitos amigos que possuíam um celular, e quando tinham, geralmente não havia crédito nele para nos falarmos! rsrs
Então o telefone naquela época era bem útil.
Vejo que o problema não é a tecnologia de hoje, e sim as pessoas, como sempre.
Antigamente as pessoas te ligavam de segunda a sexta depois das 18 horas sabendo que você trabalhava até esse horário. Ou ligavam para o seu trabalho sabendo que você estaria lá naquele horário.
Se você não atendesse o telefone, tudo bem, a gente tentava mais tarde. Ou ficava tentando sem parar como várias pessoas nos dias de hoje ainda fazem, as chamadas pessoas sem noção.
Hoje está bem mais fácil e muito mais acessível conversar com as pessoas, mas não quer dizer que você seja obrigado a responder na hora e nem ficar chateado se alguém te ligar ou mandar mensagens e vice-versa.
Eu particularmente acho super útil poder mandar mensagens a qualquer hora que eu me lembre de algo para falar com alguém. Assim, não esqueço e nem deixo passar batida a mensagem daquele momento. Esse facilitador deixa a pessoa do outro lado já informada, e assim que ela puder ou quiser, ela me responde.
Até no trabalho temos grupos online e nem sempre as pessoas estão na frente dos computadores para responder, pois podem estar no banheiro, ou tomando café, em reunião, ou até em trânsito.
Tem pessoas que me respondem rapidinho, outras demoram horas, outras dias, outras meses outras nem sempre respondem e está tudo bem. São prioridades que cada um tem em sua vida que precisamos respeitar, pois assim como você também tem as suas prioridades.
Mas além do whatsapp existem outros canais de comunicação que também são usados de formas invasivas. Já que não conseguem falar com você pelo whatsapp, vão pelas redes sociais, sms, e-mails e outros mais ousados aparecem na porta da sua casa. rsrs
Antigamente existiam os problemas de comunicação e mesmo hoje, eles ainda continuam, só que de modos diferentes.
Se todo mundo souber lidar com isso ninguém fica chateado. O que precisamos mesmo é acompanhar as tecnologias e saber como lidar com tudo que vem para contribuir com o nosso dia a dia, certo? Afinal o mundo está cada vez mais acelerado, e a evolução constante dos meios de comunicação, só tem a facilitar a vida de todos.