"Em vez de se concentrar na substituição, é importante enfocar nas novas oportunidades que a tecnologia pode trazer", diz ChatGPT.
O modelo de IA utilizado na ferramenta da moda ChatGPT tem encantado a todos nós tanto pela qualidade de seu conteúdo como pela correção na escrita.
Uma pergunta que muitos fazem é se a Inteligência Artificial pode vir a substituir os profissionais liberais, como advogados e encarregados de dados.
Essa angústia não é recente, sabemos. Entretanto, com a massificação do seu uso e constatação empírica de sua potencialidades a partir da disponibilização do ChatGPT pela OpenAI , a pergunta tem se tornado cada vez mais frequente.
Ao invés de questionarmos ou lutarmos contra a tecnologia, podemos e devemos utilizá-la a nosso benefício. Eu utilizo meios tecnológicos a muito tempo para facilitar minha rotina e melhorar minha produtividade. Incluí tecnologias baseadas em IA faz algum tempo, como para respostas a e-mails e pesquisas jurídicas. Entusiamo-me com suas potencialidades sem nunca esmaecer diante de seus riscos.
Resolvi, então, perguntar a Ela (gosto de chamá-la assim, enquanto não lhe dou um nome próprio, rsrs) o que ela achava de seu impacto a essas profissões:
Recomendados pelo LinkedIn
"... é importante lembrar que essas tecnologias ainda têm limitações e não podem substituir completamente a criatividade e a expertise humana. Além disso, existem habilidades humanas, como empatia e julgamento, que são difíceis de serem replicadas por máquinas.
Em vez de se concentrar na substituição, é importante enfocar nas novas oportunidades que a tecnologia pode trazer, como a automatização de tarefas repetitivas e a liberação de tempo para que os profissionais possam se concentrar em tarefas mais estratégicas e criativas.
Eu e outros modelos de linguagem podemos ser uma ferramenta valiosa para os profissionais, ajudando a responder rapidamente a perguntas, processar dados e realizar análises. Ao utilizar essas tecnologias de maneira complementar ao trabalho humano, as empresas e os profissionais podem se tornar mais eficientes e competitivos."
E você? Com tem utilizado a tecnologia a seu favor?