Email Marketing: Como começar a usar?

Email Marketing: Como começar a usar?

Muitas pessoas acham que o e-mail é uma estratégia ultrapassada e ineficaz, devido à quantidade de e-mails com apelo unicamente promocional que são enviados diariamente por algumas marcas, o que acaba gerando uma experiência ruim para o usuário, que muitas vezes nem acessa o conteúdo dessas mensagens.

Porém, o E-mail Marketing é uma das estratégias de Marketing Digital que, se bem feita, tem o maior ROI (Retorno Sobre o Investimento), simplesmente porque é muito barato de fazer, pode alcançar milhares de pessoas com apenas um disparo e é muito fácil de mensurar os resultados.

Lembre-se que existem diferentes tipos de pessoas, então é necessário diferentes tipos de mídias para alcançar todas essas pessoas. E para as pessoas que adoram emails, existe o E-mail Marketing.

Você duvida? Então, dá uma olhadinha nesses números instigantes:

  • 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de e-mail.
  • 72% dos usuários checam a sua caixa de entrada de emails 6x ou mais todo dia.
  • Existem mais de 3 Bilhões de contas de emails criadas. (São 3x mais contas de email do que todas as contas do Facebook + Twitter combinadas!)
  • Em relação ao uso comercial, 75% dos usuários utilizam o e-mail contra apenas 3% das redes sociais.

E aí?! Você ainda acha que usar emails para se comunicar com seus leads e clientes é uma estratégia ineficaz?

Bem, já que estamos alinhados que usar e-mail marketing é sim muito eficiente, ficam as perguntas:

Como fazer? Como começar? O que enviar? Por onde enviar?

 São muitas perguntas. E nosso objetivo hoje é responder a todas elas. ;) Vamos lá?!

  

Mais 2 motivos para você usar Email Marketing

Os números que citamos, por si só, já mostram que e-mail é um formato de mídia digital que é muito utilizada, mas vale ressaltar ainda duas razões indiscutíveis quanto ao poder desta ferramenta: a alta taxa de conversão e a "eternidade" do dado.

59% dos profissionais de marketing B2B afirmam que o e-mail é o canal mais eficaz para gerar receita. A diversidade da forma de abordagem que permite brincar com imagem, cor, links, gifs, vídeos animados, atraem o destinatário gerando o resultado esperado. Além disso, diferentemente de uma rede social, que pode estar em alta hoje e amanhã simplesmente sair do gosto dos internautas e ser completamente extinta, como foi o caso do Orkut ou MSN, um endereço de e-mail sempre existirá.

E para começar a utilizar e-mail marketing você precisará definir 3 coisas:

1ª. Qual será a origem da minha lista de emails

2ª. Que ferramenta irei utilizar

3ª Qual será minha estratégia de disparos de emails

 

Como criar minha lista de emails

Se você ainda não começou a capturar emails para suas listas você precisa começar o quanto antes, ou poderá ficar para trás.

Para começar a ter listas de emails é necessário que você tenha campos de captura, ou seja, áreas de cadastro dos e-mails pelos usuários. Quanto mais campos você tiver maior a probabilidade de você receber mais emails na sua lista. Se você possui um site, blog, oferta conteúdos através de landing pages ou possui uma plataforma LMS que disponibiliza uma vitrine de conteúdos online como a plataforma Elore, você poderá inserir nestas áreas campos de captura ou de cadastro de emails.

Mas não ache que basta você pedir que será atendido.

Temos que ressaltar que para garantir o cadastro de um dado tão pessoal de um usuário, como seu e-mail, é preciso ofertar algo em troca, como conteúdos relevantes, um conteúdo rico (e-books, infográficos, pesquisas, etc), um curso ou webinar gratuito. A estratégia do "ganha-ganha" permitirá que você inicie sua relação com seu lead, ou prospect, dando a ele um conteúdo relevante e de qualidade, iniciando assim uma relação segura de troca de informações.

Fique atento a qualidade dos seus conteúdos. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, logo, se você recebeu sua parte na troca entregue um conteúdo de qualidade que atenda as necessidades e expectativas do usuário. Isso garantirá inclusive a abertura dos seus emails, quando enviados.

#Dica1: Áreas estratégicas para captura de emails

Existem algumas áreas estratégicas que podem ser utilizadas para colocar campos de captura que garantem um maior número de registros, como por exemplo:

  • Em uma sessão no topo da página: Se você possui um blog ou site, use a área de corte inicial para disponibilizar esse campo. Não esqueça de deixar bem claro qual será o benefício adquirido por quem cadastrar seu e-mail;
  • Na coluna lateral da página ou rodapé, através de um formulário de conversão: Por serem informações fixas em todas as páginas, permitirão o cadastro a qualquer momento;
  • Com pop-ups: Apesar de existirem muitas discussões quanto ao uso desse recurso, não podemos deixar de citar sua eficiência, exatamente por saltar na tela chamando a atenção do leitor.

#Dica2: Nunca compre listas de e-mail

Esse é o caminho mais rápido para o fracasso em e-mail marketing. Você suja seu nome, sua reputação e ainda gasta dinheiro no processo. Além disso, o engajamento dessa lista tem grandes chances de ser extremamente baixo, já que as pessoas não conhecem você ou seu trabalho.

 

Que ferramenta irei utilizar?

Existem muitas ferramentas no mercado, mas uma das melhores pela facilidade no uso, recursos e planos é o MailChimp. Essa ferramenta disponibiliza, além do recurso de envio de emails marketing, configuração de automações de marketing e landing pages para entrega de conteúdos, permite ainda a organização de suas listas, segmentação de emails, avaliação automática da taxa de engajamento e "saúde" do e-mail, e tudo isso com relatórios de acompanhamento.

Se você quer saber como utilizar essa ferramenta poderosa, clique aqui e confira neste vídeo.

 

Qual será minha estratégia de disparos de emails?

Ter uma lista de emails significa que você tem um grupo de pessoas engajadas e abertas a “escutar” o que você tem a dizer, se assim não fosse elas não teriam lhe informado seus emails. Então, embase suas campanhas de emails sobre a ótica de envio de conteúdos relevantes.

Sendo assim, caso queira utilizar e-mail marketing para estabelecer uma presença online, nutrir leads ou ainda, promover algum produto como um curso online, opte sempre por temas ou conteúdos relacionados ao interesse delas, pois assim a sua taxa de conversão será muito maior!

Existem duas formas de trabalhar listas de emails: Autoresponders e Email Campaign

 AutoResponders

Os autoresponders são emails atemporais, que são enviados a partir de um evento de gatilho independente do período. Por exemplo, um e-mail de boas vindas de cadastro em uma newsletter é enviado a um usuário que se cadastra hoje assim como será enviado ao usuário de se cadastrará daqui a 6 meses.

 Email Campaign (Email Broadcast)

São emails disparados em uma data específica para a base de listas de emails vigentes, e pode ser segmentado ou não. Por exemplo, um email de uma campanha de descontos em um curso online enviado no primeiro dia do mês, não será recebido por um mailing que for inserido na lista somente no final do mês.

 Para sua estratégia, utiliza as duas. Monte trilhas de emails automáticas que permitam inserir seus mailings em emails de ambas as formas.

Lembre-se que inicialmente seu mailing está no primeiro estágio do funil, seja de vendas ou não, ele é um lead e precisa ser nutrido. Então, se seu objetivo é ofertar um produto digital, como um curso online por exemplo, os emails iniciais não podem ser de oferta do produto mas sim de descrição da necessidade percebida e das soluções possíveis para atendê-la. Apresentadas estas informações é hora de divulgar seu produto. Acredite, essa estratégia é a mais eficaz de todas!

 

Enfim...

Apesar do avanço das redes sociais, o email ainda é o melhor caminho para uma conversa mais pessoal, principalmente quando é preciso vender um produto. Então não deixe de usar essa estratégia eficaz para promoção de seu negócio digital.

  

 

Fontes de consulta dos dados apresentados:

Conheça as melhores estatísticas de marketing

79 estatísticas de email marketing essenciais para sua campanha


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mylla Rayane

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos