Embalagens e seus tipos.
Não só do design vive o produto, mas é fundamental a embalagem que o protege, seja primária, secundária e até terciária.
Para o marketing, o produto é a variável responsável por identificar e definir produtos que atendam às necessidades e desejos dos clientes. E, nesse momento, os tipos de embalagens entram em ação.
Os consumidores não adquirem produtos somente por seus aspectos físicos, mas por suas vantagens ou utilidades. Isso significa que o negócio deve acompanhar o passo do consumidor para oferecer, por meio do conjunto de benefícios (emocionais e funcionais), produto/serviço que o satisfaça.
A rotulagem e o design das embalagens de um produto são tão primordiais quanto a marca. Eles são preparados para transferir valor para a mercadoria. O design pode ser, por exemplo, uma das armas mais competitivas do arsenal de marketing de uma empresa.
Assim, a embalagem não serve apenas para proteger, acondicionar ou transportar o produto, mas também tem função essencial na obtenção de consumidor, sobretudo porque boa parte das decisões de compra é pelo impulso no ponto de venda.
Essa variação, também, auxilia na inovação dos serviços/produtos, já que permite à organização repensar sobre o seu posicionamento. Isto é, conferir se é o momento de amadurecer e alcançar novos mercados, se é a hora de uma alteração na figura dos produtos/serviços ou de revisar a maneira de vender. Essas questões levam ao condicionamento do produto/serviço a uma nova realidade. Lembre-se que o essencial é analisar as necessidades e possibilidades de inovação, conforme o mercado consumidor e o modo de sua evolução.
Classificação das Embalagens:
Embalagens primárias
As embalagens primárias ficam em contato direto com o artigo que elas carregam. É o fato, por exemplo, de um vidro de sabonete líquido ou uma garrafa de suco.
Embalagens secundárias
São embalagens que contêm uma ou mais embalagens primárias. Por exemplo: a caixa de papelão que preserva a embalagem primária que abriga o saco plástico com cereais ou a pasta de dente.
Embalagens terciárias
Já as terciárias agrupam diversas outras embalagens primárias e secundárias, ajudando no armazenamento e transporte. Sacolas plásticas e caixas de papelão de mercado são exemplos de embalagens terciárias.
Alguns tipos de embalagens:
- Madeira
- Papel e Papelão
- Embalagem Cartonada
- Plástico
- Aço
- Laminadas
- Blister
Com tantas opções, a dica é avaliar muitos outros detalhes, como a forma de selagem e fechamento. Tudo depende do produto ; )
André Arlotti Gião - designer gráfico e de embalagens. Fontes: abc da embalagem; sinalbras; embanews. Agosto/2020.