Emoções no Controle

Emoções no Controle

As suas emoções já te “atrapalharam” em alguma coisa que era muito importante pra você? Na hora daquela entrevista de emprego… Na hora de apresentar um trabalho… No hora da competição em uma atividade esportiva…

 Ouvimos com muita frequência que as emoções “atrapalharam” alguma atividade. Mas será que elas realmente são essas terroristas?

 As emoções são uma ligação direta com quem nós somos, com nossos valores… E quando elas aparecem desproporcionalmente numa ocasião inesperada nos dão sinais de que alguma coisa não está certa!

 Algumas vezes essas sensações até nos bloqueiam! Inclusive deixamos de fazer uma determinada atividade só para evitar algumas emoções!E isto é totalmente comum, o que não quer dizer saudável!

 Nosso cérebro é programado para identificar situações de perigo e acionar uma reação de fuga ou defesa. Só que muitas vezes ele gera essa reação em um momento que não é adequado, como quando vamos falar em público. Afinal não há nada ali que possa fazer mal, não é mesmo? A nossa vida não está em perigo, mas mesmo assim, o corpo produz uma reação compatível a quando a nossa vida está sendo ameaçada. Logo vem as sensações desagradáveis: tremores, frio e/ou dor na barriga, coração acelerado, pensamento acelerado, normalmente com muitas mensagens negativa com tudo aquilo que pode dar de errado, perda total  do foco e concentração, esquecimento do que estava sendo falado...

É uma situação realmente difícil.

Então quer dizer que as emoções são coisinhas ruins, que nos fazem mal? Não!

Elas são extremamente importantes e são elas que nos tornam humanos, que nos fazem sentir, amar, viver, sorrir… E muitas vezes sofrer também, pois não é só de alegrias que se vive o ser humano. Todos nós podemos aprender a lidar com as nossas emoções!

 A psicoterapia é um processo de autoconhecimento incrível e é muito eficaz para conseguir entrar em contato consigo mesmo. Para dar ouvido para coisas que nunca tínhamos parado pra pensar. Nesse processo as emoções tornam-se nossas aliadas e, em vez de atrapalhar, passam a nos ajudar, a ser um facilitador da nossa evolução!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos