Employee Experience: funcionário como a maior vantagem competitiva do seu negócio
Para uma empresa obter destaque, o objetivo final é agradar e ganhar de vez o cliente/consumidor. Mas e o seu público interno? Uma tendência que tem tido bastante destaque entre a área de Gestão de Pessoas é o Employee Experience.
Com a tradução básica de Experiência do Funcionário/Empregado/Colaborador (com preferir classificar), o Employee Experience trata-se simplesmente da vivência do funcionário dentro da empresa. O que ele sente, o que ele pensa, como ele se enxerga. A experiência positiva do público interno garante melhores resultados e ainda consegue alavancar os resultados do Employer Branding.
Com diversos estudos relacionados a Employer Branding, conseguimos mensurar o quão importante é o colaborador estar satisfeito com seu emprego. Desde que tenham suas expectativas e necessidades atendidas, os próprios funcionários fazem a mágica acontecer. De acordo com uma pesquisa conduzida pela americana Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia (EUA), funcionários satisfeitos com seus empregos fazem as vendas aumentarem 37%.
O poder do funcionário
Os tempos mudaram e a presença (e por que não atuação?) das pessoas nas redes sociais tornou o ritmo corporativo mais dinâmico, fazendo com que a postura das empresas se torne cada vez mais transparente. É muito mais provável que as pessoas confiem em uma empresa com base no que seus funcionários dizem do que na publicidade ou propaganda que a organização faz de si mesma.
É nesse sentido que Employer Branding ganha forças com o Employee Experience. O combustível das empresas ainda são as pessoas e estas possuem necessidades que são fundamentais e precisam ser atendidas no ambiente de trabalho. É justamente por isso que as empresas mais inovadoras, separam parte de seu tempo e budget para investir em práticas que favoreçam o desempenho e a experiência dos colaboradores.
O motivo de grandes investimentos em pessoas está cada vez mais óbvio. Serviços e produtos podem ser facilmente imitados pelos concorrentes, mas e os funcionários? Profissionais com ideias inovadoras, proativos e multifuncionais – que funcionam tanto em atividades operacionais variadas quanto em planejamento e execução estratégicas – são o verdadeiro diferencial das organizações.
Investimentos em Employee Experience acabam impulsionando outras práticas. No final das contas, tudo se trata de uma estrutura cíclica. Cada ação depende da outra para que as contas fechem. Diante desse cenário, o que você precisa para aplicar o Employee Experience em sua empresa? Primeiramente do engajamento dos gestores.
Não apenas a participação do RH, mas dos “não RHs” também. Todos precisam estar envolvidos. É por isso que empresas com um pensamento a frente trarão uma diversa gama de talentos para a função de Recursos Humanos, incluindo os profissionais de Marketing. Esses especialistas de marcado irão levar uma abordagem empática que o RH não tinha no passado, usando design thinking, journey mapping, gamification e ferramentas tecnológicas como chatbots ou Inteligência Artificial para interligar a marca do negócio com o seu público (seja interno ou externo).
O quanto sua empresa não irá ganhar quando passar a oferecer benefícios intangíveis para seus funcionários? Aposte em Employee Experience porque no final das contas, o funcionário é a maior vantagem competitiva do seu negócio!
Relações Públicas | Marketing | Planejamento estratégico 💬
6 aDefine exatamente o que penso! Ótimo artigo Hugo.