Empreenda Sua Mente
Recentemente, participei de um encontro com empresários da cidade próxima onde eu moro. Antes de começar a palestra o CEO da empresa que estava promovendo o evento pediu a cada pessoa que estava na plateia se apresentar e informar qual a empresa que empreende ou em que empresa está trabalhando. Foi nesse momento que comecei a me questionar sobre o que eu iria falar, pois eu não sou empreendedor de nenhuma empresa e nem tenho vínculo empregatício via CLT.
E, antes que chegasse a minha vez de se apresentar comecei a pensar no que eu poderia falar para a plateia ali presente. Então, decidi ser o mais criativo possível naquela ocasião...
Quando chegou a minha vez eu me apresentei e informei que no momento eu estava empreendendo o meu perfil profissional, e principalmente, a minha mente. E prossegui afirmando que gerenciar a mente é o passo mais importante antes de qualquer outra ação, pois com a mente bem empreendida os meu resultados seriam mais satisfatórios.
Hoje eu acredito que a mente é o principal ativo de qualquer pessoa, sejam empresários, profissionais liberais, concursados, autônomos, etc. As escolas e faculdades não ensinam aos alunos a importância de ter uma mente bem desenvolvida e resistente às lutas que eles têm enquanto estudam e que virão depois que se formarem.
E, por essa razão, vemos e ouvimos tantas pessoas frustradas com seus empregos e empreendimentos sem saber o que fazer, pois não foram ensinadas a saber como desenvolver suas mentes para alcançar os objetivos que elas tanto almejaram.
E as questões que quero levantar aqui para você refletir são:
- Como você tem empreendido sua mente?
- Será que ela contém apenas informações técnicas?
- Como você reage ao fracasso e à dor?
Talvez, os que estavam ali presentes nunca irão entender o sentido da minha afirmação em empreender a mente como foco principal. Mas, com certeza, essa é uma das principais ações realizadas por grandes personalidades do empreendedorismo da história. E a boa notícia é que não é preciso ter um CNPJ para ser um empreendedor de sucesso, basta apenas ter uma excelente gestão da mente.
Concluo aqui com uma frase do Napoleon Hill que apoia essa reflexão: "Nossa força maior não está na capacidade de pensar, mas em algo mais poderoso: o poder de controlar e direcionar nossos pensamentos para onde quisermos."
___________________________________________________________
Rodrigo Teixeira
Professional Life Coach, Analista Comportamental DISC, formado em Gestão Financeira e Técnico em Contabilidade. Meu objetivo é ajudar você enxergar e solucionar problemas.
🇧🇷
6 aParabéns pelo artigo Rodrigo! Ao priorizarmos o dominio de nossa mente, cada ação realizada fará a diferença, pois nos conhecendo melhor haverá então a possibilidade de tomar as decisões com menores riscos possíveis onde será relevante para o alcance dos objetivos.
Coordenadora Processos Operacionais | PcD Visual - Baixa Visão ♿
6 aSou praticante da modalidade esportiva chamada Montanhismo ou Trekking e Trailrun (corrida de montanha) e foi na prática desses esportes que aprendi e estou aprendendo sempre a dominar minha mente. A mente humana é fantástica e precisa ser administrada sim para que possamos nos beneficiar. Parabéns pelo artigo!
Administração e Marketing | Liderança e Inovação | Analista Produtos e Negócios | Investimentos | CEA.
6 aMuito bom Rodrigo, concordo que o trabalho da mente nos ajuda muito, tanto nos desafios profissionais como na vida pessoal.