EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

Iniciarei o desenvolvimento do tema com uma citação do escritor Ralph Waldo Emerson: “Nosso desejo é alguém que nos inspire a ser o que sabemos que podemos ser”.

Essa frase fala do líder, pois é ele que deve inspirar seus liderados, de modo que estes sejam levados a ser quem podem ser, a desenvolver os seus potenciais e crescer como pessoas e como profissionais.

A grande maioria dos empreendedores ainda acha que empreendedorismo e liderança são conceitos que não tem relação um com o outro. Essa crença é um grande equívoco. É de suma importância que um empreendedor conheça e aplique os conceitos de liderança, como também desenvolva suas competências.

Um líder não é um empreendedor, embora possa também ser um visionário dentro de uma empresa. Um líder é o cabeça de uma equipe. É alguém que lidera uma equipe, inspira, encoraja e leva aos resultados esperados por uma empresa.

Enquanto liderança tem a ver com liderar pessoas, empreendedorismo tem relação com busca por independência através da exploração de oportunidades no mercado. Reiterando: um líder não é um empreendedor, mas um empreendedor necessariamente é um líder. Por que? Porque o empreendedor é um empresário, ele é o dono do seu negócio. Portanto, precisa saber liderar, mesmo que, no início do empreendimento, não tenha funcionários. Nesse caso, ele precisa dominar a autoliderança e estar muito bem preparado para quando chegar o momento de formar uma equipe. Se o empreendedor não tiver desenvolvidas as competências de liderança, não saberá gerir o seu negócio e, muito menos, saberá como formar a sua equipe.

Muitos empreendedores, pela falta de conhecimento e preparação, incham o seu empreendimento. O que isso significa? Significa que, ao invés de ter um planejamento estratégico, ter um organograma já definido, ter um plano de negócios, o empreendedor não preparado começará a fazer contratações apenas para apagar incêndios, mas não para formar uma equipe organizada. Isso mostra o quão despreparado o empreendedor é como líder e como gestor.

Por isso, empreendedorismo e liderança necessariamente devem andar de mãos dadas. O sucesso do empreendedor depende da sua boa liderança.

O empreendedor é um visionário. É alguém que consegue enxergar oportunidades em meio ao caos. Mas, se o empreendedor não estiver preparado, ele vai inevitavelmente se perder no meio da trajetória.

Não basta apenas ter ideias fantásticas de negócios. Isso é apenas o começo de uma história, que pode ser sinônimo de sucesso, se o empreendedor tiver as ações certas.

Quem são, afinal, empreendedores?

Empreendedores são fazedores natos, ou seja, eles fazem as coisas acontecerem. Empreendedores tem visão clara de algo inédito e vão em busca da concretização da visão. Apresente o caos a um empreendedor e ele terá a visão da oportunidade. Sob essa perspectiva, o empreendedor é um gerador de soluções. Ele vê as lacunas e sabe como preenchê-las. Ele encontra solução onde os outros enxergam apenas problemas.

Mesmo assim, ele precisa se preparar, ser um autolíder, aprender a administrar o seu negócio. Caso contrário, será apenas alguém que tem ótimas ideias, mas não terá sucesso na concretização.

Astrid Lenhart

#astridlenhart #astridlenharttreinamentosegestao #desenvolvedoradelideres #mentoradelideres #coachdelidereseempresarios #mentoradeempreendedores #lider #lideres #lideranca #liderancadealtaperformance #empreendedorismo


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos