Empreendedorismo feminino: combustível para nosso aprendizado

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ninguém nasce sabendo. Passamos a vida inteira ouvindo isso, não é mesmo? Aprender parece mesmo ser uma coisa que vai nos acompanhar durante toda a nossa trajetória. Nunca é demais. E a cada dia surgem mais e mais coisas para aprendermos na caminhada, seja ela pessoal, acadêmica ou profissional.

Sou da geração que cresceu ouvindo que o bom mesmo era ter estabilidade, trabalhar num banco, fazer um concurso público. Mas (ainda bem) os tempos mudaram e percebemos, a cada dia, que velhos conceitos não nos servem mais. Do alto dos meus 44 anos, não vou mentir e dizer que tem sido fácil traçar novas metas, descobrir novos meios de exercer meu ofício de comunicadora e me arriscar (que meda!) em outros caminhos. Mas sabe? A dificuldade quando superada dá um prazer enorme na gente e parece combustível para se tentar mais e mais e mais.

Hoje, concilio minha empresa de assessoria, o trabalho na coordenação de comunicação num hospital filantrópico, a consultoria de beleza, com filhos, família e todo o resto de nossas obrigações do dia a dia. E com cada função dessa aprendo muito, todo dia, toda hora. Aprendo a ser melhor, a ter mais resiliência, a ser mais flexível, a me testar e me superar.

Hoje, no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, aproveito para enaltecer a atuação de mulheres que, como eu, se multiplicam em mil funções, mas sem perder sua essência, sem perder nossas características que, infelizmente, ainda não são valorizadas neste mercado tão patriarcal (e machista, acreditem).

Mas não desistimos. Somos fortes, somos atrevidas, somos teimosas. E sabemos que podemos, que somos capazes! Ninguém segura uma mulher quando ela se propõe a fazer alguma coisa. E tenham certeza: nunca é fácil pra gente. Mas a gente vai lá e faz!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos