EMPREENDEDORISMO: ISSO É COM VOCÊ!
EMPREENDEDORISMO: ISSO É COM VOCÊ!
Nesses tempos de coronavírus ou COVID 19, esse perfil está fazendo a diferença. Desemprego em alta, salários reduzidos. Muitas pessoas que possuíam ideias criaram coragem, por força da necessidade de “sobrevivência”, sua e da família, e foram á luta. Essa atitude tomada por inúmeras pessoas fará diferença no mercado, um pouco mais à frente. Muitos empregados, que ganhavam e ainda ganham, salários aviltados, escorchantes, e que são criativos, diante dessa crise, estão se lançando, com força e foragem na criação de seus opróprios negócios. Estão ai, então, duas características básicas e essenciais do EMPREENDEDOR: (BOAS) IDEIAS e CORAGEM (Determinação). Se analisarmos as trajetórias de cientistas famosos, que nos proporcionaram muitas coisas (facilidades ou tecnologias), que hoje utilizamos, vamos sempre observar que, inicialmente, eles foram até ridicularizados, mas tiveram persistência e foco naquilo em quê acreditavam, e hoje temos a energia elétrica, a telefonia, o computador etc. Está aÍ uma terceira característica do EMPREENDEDOR: FOCO. Podemos também substituir IDEIAS por um PROJETO, por mais simples que seja.
Podemos também acrescentar, que uma pessoa EMPREENDEDORA tem uma enorme facilidade de identificar problemas e encontrar soluções. Ah, mas essa característica é bastante encontrada nas organizações. Não, não é. Primeiro, porque a maioria dos donos de empresas, públicas e privadas (principalmente, das privadas), dá logo um cacête no primeiro funcionário que começa a dar ideias para melhorar alguma coisa dentro de sua organização: “você não foi contratado para dar ideias, para pensar, para criar. Volte e continue a fazer o seu trabalho” – lembram-se- do filme do Charles Chaplin, Tempos Modernos? O quê interessa, é produção, às vezes, a qualquer custo.
As áreas de RH das organizações deveriam incluir em suas pesquisas de mão de obra, alguns itens que levassem, com boa dose de certeza, à identificação de pessoas com as características de EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE, INICIATIVA, FOCO E RESILIÊNCIA. A GRAFOLOGIA também pode ajudar muita nessa pesquisa. Fugir do foco comum de ficar procurando pessoas com perfil para comandar; aliás, em muitas empresas, os donos querem mesmo é encontrar gente para MANDAR. Quem quiser conversar sobre esse assunto, faça contato.
E essa cultura do medo, tolhe a criatividade e a iniciativa de muitos funcionários com potencial de empreendedorismo. Uma pessoa empreendedora não necessita, obrigatoriamente, ser um empresário. Se uma pessoa descobrir, ou alguém lhe destacar, algumas das características acima (há outras, vou falar abaixo), pense seriamente em se lançar como alguém que pode criar “coisas”, serviços e produtos, e desenvolvê-las em escalas maiores.
Veja uma boa definição pra você: Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser uma ideia, negócio, um projeto ou mesmo um movimento, que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas. Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente associado à inovação.
Estamos ouvindo muito sobre EMPREENDEDORISMO & START UP: essas coisas estão interligadas. Muitas empresas de serviços (Delivery, Logística, Restaurantes, Fast Food etc), daqui para frente, vão repensar seriamente suas formas de trabalho. Atendimento virtual vai crescer tremendamente.
Olha só que coisa espantosa: Segundo a Global Entrepreneuership Monitor (GEM), a taxa de empreendedorismo total no Brasil, em 2018, foi da ordem de 38%, ou seja, havia cerca de 52 milhões de brasileiros se dedicando ao seu próprio negócio. Isso é fantástico e, agora, em 2020, alavancado pela crise do CV 19, isso vai aumentar ainda mais. Estamos, inclusive segundo esse levantamento, percentualmente, à frente da China (da China ??? Sério?? ), onde era de 26,7%. Só que lá a população é de 1,393 bilhões de habitantes (2018).
Então agora que você tem uma boa ideia (espero) sobre o quê é ser um EMPREENDEDOR, vou reforçar alguns atributos e que quais decisões a tomar:
Características de um empreendedor:
Ninguém nasce empreendedor. É o contato social, estudos que favorecem o desenvolvimento de talentos e características na personalidade, que podem ser fortalecidos ao longo da vida. Porém, nem sempre, grandes empreendedores possuem “estudos”. Diria, então, que não é uma característica sine qua non. Ajuda muito.
Otimismo: não confunda otimista com sonhador. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos.
Autoconfiança: acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos , ideias, projetos, e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais. Está aí uma característica difícil de se encontrar: o cara que não tem medo de arriscar. Como disse acima, nenhum dos grandes cientistas que nos brindaram com inventos fabulosos não tiveram MEDO DE ARRISCAR, caso contrário, não teríamos a energia elétrica hoje. E a maioria dos donos de empresas, seus chefes, não gostam de empregados questionadores. Verdade ou não ?
Coragem: sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem sucedido. Saber lidar com erros, dar um passo atrás, para avançar 3 ou 4.
Persistência e resiliência: motivado, convicto e entusiasmado, um bom empreendedor pode resistir a todos os obstáculos até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Ele não desiste facilmente, supera desafios.
Então, meu caro, se você reúne essas características, já está em vantagem quando o assunto é EMPREENDEDORISMO, mas isso não é suficiente. Para ter sucesso como empreendedor, em alguma atividade é fundamental ter um bom projeto, investir no planejamento e no plano de negócios.
Quer conversar a respeito ? Algumas dicas ? Como elaborar um plano desafiador ? Como estruturar suas ideias, para tentar colocá-las em prática ? Faça contato.
hardtger@terra.com.br
Aumento a performance da sua empresa através dos dados.
1 a👏👏 Boa Mauri!