Empreendedorismo: -Um sonho de liberdade!
Google imagens

Empreendedorismo: -Um sonho de liberdade!

Olá pessoal, sabe aquele sentimento de ‘’Ahhh, Um dia eu vou abrir o meu próprio negócio! Vou ser meu próprio chefe!! Vou fazer meu horário!!’’?

Quem nunca, não é mesmo!? Muitas pessoas têm este desejo. Pois bem, hoje vou dar à vocês algumas dicas de planejamento e estudos que devem ser feitos antes de tomar esta decisão tão importante.

Nesta fase de crise, onde o número de desempregados aumentou de uma forma significativa, de repente quem não queria empreender acabou se vendo obrigado a esta nova realidade, mas calma vamos tentar ver o lado meio cheio do copo, quem sabe não é uma oportunidade de descobrir um talento escondido, ou hobby que pode virar fonte de renda.

Ponto inicial, defina seu objetivo.

Faça um plano de negócios, isso vai te ajudar a ver as etapas de seu negócio, os pontos fortes e fracos e tornar seu plano algo mais palpável. Faça um planejamento detalhado. Talvez nesta fase você vá dizer, ‘’não precisa, não tenho tempo’’, faça o possível para ter esse tempo, esta visão macro é muito importante até mesmo para você se organizar e saber quais passos seguir, por onde começar.

Já aviso que muitas pessoas não vão acreditar em você, vão te desestimular, mas não desanime, sonhos grandes dão trabalho mesmo. O primeiro a acreditar em você tem que ser você mesmo!

Escute críticas construtivas. Quando estamos apaixonados pela nossa ideia, não gostamos de ouvir coisas que nos contrariam, porém, um ponto de vista diferente pode ser importante para aprimorarmos nossa ideia inicial.

Sobre plano de negócios, o SEBRAE oferece um modelo bacana que pode ajudar, inclusive oferece cursos e orientações excelentes para empreendedores.

Organize-se, NÃO saia e simplesmente faça um empréstimo e abra uma loja porque você tem um sonho, faça uma análise prévia.

Estude sua ideia, seu objetivo, seu público, o valor a investir, seu retorno, a aceitação de seu produto ou serviço. Nem sempre porque você tem muitas encomendas no trabalho significa que abrir uma loja te dará o mesmo retorno.O cliente que compra de você em um lugar não necessariamente vai até sua loja, ele pode comprar com você pela comodidade por exemplo, por impulso.

Estude seus custos!

Contabilize tudo!

Conheça o que há no mercado no segmento que você deseja atuar, o que fazem seus concorrentes, e como você pode se diferenciar, pense nisso.

Importante, se você já está empreendendo, escute seu cliente, especialmente as reclamações, elas podem te ajudar, e muito, a identificar falhas em alguns processos, a entender melhor a necessidade de seus clientes. Clientes que reclamam, em muitos casos querem ver seus problemas resolvidos, não apenas encrencar, e se bem atendidos voltam. Um cliente insatisfeito pode te custar caro, principalmente se for mal atendido. Essa frustração se alastrará na velocidade da luz com as mídias sociais. Fique atento e ouça seu cliente. Atendimento faz toda diferença!

Planejamento, organização e ação!

Sonhe, acredite e realize! Grandes feitos que vemos hoje nasceram de um sonho no coração de alguém.

Boa sorte e sucesso para você!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos