Empreender é 80% emocional e 20% racional
Há poucas semanas atrás, eu estava fazendo uma reunião de trabalho com o Caio Carneiro e nós estávamos conversando sobre empreender. Ele me disse uma coisa que me gerou uma reflexão enorme. Falou o seguinte: "empreender é 80% emocional e 20% técnica". Depois reiterou que a conta não é tão exata assim, mas a ideia central é que só saber a parte técnica de um negócio não garante que você será um grande empreendedor.
Aí lá vou eu, Isabela filósofa que pensa demais sobre tudo, avaliar minha própria jornada empreendedora e refletir sobre essa frase. E não é que é verdade?
Saber como criar um site, como produzir uma mercadoria, como responder um email, como tirar uma foto, tudo isso você aprende na internet. Talvez você não aprenda do jeito que eu faço por exemplo, mas você aprende.
Só que o lado emocional você não aprende com um passo a passo na internet: como lidar com frustrações, como priorizar, como lidar com pessoas diferentes, como se comunicar de forma assertiva, como aguentar e lidar com a pressão diária, como resolver problemas de forma eficiente não só pro negócio, mas pra você, como manter a saúde mental… isso poucas pessoas falam sobre, e é o 80/20 de empreender.
Você pode saber toda a teoria prática de empreender, se você não aprende a gerir as emoções, a ter autoconhecimento, a se controlar e lidar com as dificuldades, voce não vai prosperar.
Acho que é por isso que mesmo falando de empreendedorismo na prática, eu não consigo deixar de falar tanto sobre a mente, sobre sentimentos, sobre filosofia… porque no fundo acredito que se apropriar de visões mais saudáveis da vida e das situações é o que vai realmente mudar o seu jogo.